Viseu recusa competência da saúde sem que tutela faça obras no edificio MAS

O presidente da Câmara Municipal de Viseu afirmou que recusa a transferência de competências na saúde se o Ministério não fizer obras no edifício SMAS, que alberga unidades de Saúde Familiar e a sede da segurança social.

“Para aceitarmos a competência da saúde, têm [o Governo] de aceitar o protocolo atualizado”, sublinhou Fernando Ruas, aos jornalistas, no final da reunião pública do executivo municipal.

O autarca destacou que foi contactado pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para debater a transferência de competências que, no entender de Fernando Ruas, “terá de passar por aceitarem todas as condições” que fazem parte do documento.

Entre as condições documentadas, o autarca destacou a manutenção do edifício MAS, que “necessita de um investimento de 9,5 milhões de euros nas infraestruturas” para que os seus sucessores na Câmara “não herdem um grande problema”.

O edifício de 15 andares, “que deve equivaler a uns 20 andares, porque são de pé muito alto, é comummente chamado em Viseu de ‘prédio alto’ e alberga o centro de saúde que contempla seis unidades de saúde familiar.

Estão ainda instaladas no edifício uma unidade de cuidados na comunidade e as sedes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões e distrital da Segurança Social.

“Aquele protocolo levou algum tempo a fazer porque foram ao edifício tirar uma radiografia completa, do que precisava”, apontou Fernando Ruas, que, ainda assim, tem outra solução para o edifício e vai apresentá-la ao ministro.

Fernando Ruas lembrou uma proposta antiga, no sentido de reduzir o edifício para uma “altura mais razoável, mas antes seria construído um edifício de raiz, novo, e com todas as condições para o centro de saúde”.

“Se for preciso também um outro para a segurança social e depois demolir aquele ou cortá-lo a meio e fazer lá apartamentos, ou seja, transformá-lo em habitação. Estou certo de que até seria uma operação nada complicada”, defendeu.

E a habitação “até ajudaria a financiar o edifício novo”, acrescentou o autarca que vai “sugerir ao ministro esta opção”, que “só é possibilidade se houver dinheiro no PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] porque de outra forma não” aceita.

“Se eu não tivesse limitações financeiras ou se me dissessem que conto com o PRR, mandava fazer um edifício que albergue a segurança social e um outro, se calhar ao lado, para um bom centro de saúde – era isso que eu faria”, assumiu.

A reunião com o ministro da Saúde ainda não tem data agendada, mas Fernando Ruas adiantou aos jornalistas que, não sendo aceite o protocolo ou a possibilidade de avançar com a sua proposta, “a Câmara de Viseu não aceita a transferência da competência”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
2
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social
3
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
Museu de Lamego recebe acervo fotográfico inédito da campanha eleitoral de Humberto Delgado
4
Craft20221026-WEB (25)
Exposição itinerante em Viseu de peças de design do projeto Craft Turismo Criativo

Artigos relacionados

image001 (8)
espetáculo teatro
Viseu
IMG_0003
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social