Estágio em Arganil reúne 75 músicos oriundos de cinco distritos

O II Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil reúne 75 músicos oriundos de 21 filarmónicas dos distritos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda e Lisboa, de segunda-feira ao dia 05 de agosto.

“Encerramos [as inscrições] com 75 executantes oriundos de 21 filarmónicas, dos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda, Viseu e temos também alguns inscritos de uma filarmónica da Amadora, portanto, Lisboa”, disse hoje à agência Lusa o presidente da direção da Associação Filarmónica de Arganil (AFA), Miguel Ventura.

A segunda edição do “Estágio do Açor – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil” vai decorrer de segunda-feira até dia 05 agosto, em Arganil, no distrito de Coimbra.

Numa organização da Associação Filarmónica de Arganil (AFA), em parceria com a Associação Juvenil CUME – Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, este estágio pretende “qualificar os executantes das bandas filarmónicas” e ainda promover momentos de “troca de experiências, interação entre executantes de diversos pontos do país e de diversas realidades”, sublinhou.

Durante cinco dias, os executantes vão merecer um “intenso programa formativo”, que é organizado em naipes e orquestra.

Ao longo do dia, “cada naipe ensaia por si próprio e depois ao final do dia têm um ensaio conjunto”, explicou Miguel Ventura.

A ação culmina com a realização de um concerto no dia 05 de agosto, em Arganil, onde serão apresentados os “resultados do trabalho desenvolvido com base em novos métodos de ensino que proporcionam aprendizagens inovadoras”.

O Estágio do Açor é dirigido pelo maestro José Pedro Figueiredo, tendo como maestro assistente Pedro Carvalho, da AFA, bem como a colaboração de oito orientadores de naipe.

“A grande valia do estágio é ter este programa intenso e envolver, de facto, pessoas que vêm de diversos pontos do país, filarmónicas com diversos níveis de desenvolvimento, digamos assim, e que conjuntamente possam aprender e possam sair de Arganil mais valorizados”, acrescentou.

Miguel Ventura referiu que se trata de uma iniciativa que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Arganil e da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

O presidente da AFA aproveitou para apelar aos organismos públicos, desta área, para terem um “olhar diferente, em termos do apoio”, já que se trata de iniciativas importantes por “atrair pessoas de vários concelhos e de vários distritos” a territórios do interior, como é o caso de Arganil.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

castrodaire
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
contas
investigação policia detido
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
Câmara de Lamego lança projeto-piloto de recolha de biorresíduos
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu