Câmara de Viseu aumenta autonomia financeira e saldo de gerência em 2020

A Câmara da Câmara Municipal de Viseu aprovou  as contas referentes a 2020 e a presidente do município destacou um aumento da autonomia financeira, do saldo de gerência e o resultado líquido.

“O Município de Viseu aumenta a autonomia financeira, o saldo de gerência e o resultado líquido em 2020. Apesar dos 2,3 milhões de euros gastos no combate à pandemia, a autarquia viseense reforça os principais indicadores financeiros e mantém tradição de ‘boas contas’”, disse Conceição Azevedo.

Em conferência de imprensa, após a reunião do executivo na qual foram aprovadas as contas referentes a 2020, a presidente lembrou que, em 2019, o saldo positivo foi de 414 mil euros e, no que diz respeito a 2020, foi de 442 mil euros, para ser precisa”.

Já o resultado de transição “passou de 20,6 milhões de euros (ME), em 2019, para 22,9 ME” no ano de 2020, referiu a autarca, lembrando que a Câmara “conseguiu melhorar a sua estabilidade financeira”.

“Face à situação em que vivemos e tendo respondido positivamente ao maior número de pedidos de ajuda que chegaram, é com satisfação que podemos afirmar que melhorámos em todos os indicadores”, sublinhou.

Conceição Azevedo frisou que “o exercício de 2020 reflete a aposta clara e inequívoca nas áreas fundamentais do Viseu Primeiro, como a Educação, Cultura, Desporto, Ambiente, Solidariedade, Desenvolvimento Económico, modernização dos serviços e na Mobilidade, pilares essenciais no ecossistema da qualidade de vida de Viseu”.

“É com satisfação e perceção clara de dever cumprido que voltamos a apresentar contas sólidas”, congratulou-se a autarca, que destacou a “solidez orçamental, comprovada através da poupança de 11,4 milhões de euros de receita corrente, que permitem criar um superávite capaz de financiar a despesa de capital”.

Segundo os dados facultados, a execução da receita global alcançou em 2020 um montante de 84,7 milhões de euros e “a receita global foi superior à despesa global, exibindo-se um excedente orçamental nas contas da autarquia”, justificado, “em grande medida, pelo princípio da prudência adotado”.

“À semelhança de anos anteriores, em 2020 a função social teve um grande destaque: 49% e uma realização de 19,8 milhões de euros. O balanço das contas revela ainda um incremento de 8,29% na autonomia financeira, tendo a mesma alcançado um valor de 88,13%”, refere.

No que diz respeito às contas da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) e da Habisolvis, entidades do Município de Viseu, a presidente diz que encerraram 2020 com um saldo positivo, assim como as Águas de Viseu, que apresentaram “contas saudáveis”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
2
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
3
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
4
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde