Cerca de 900 operacionais mantinham-se às 21:00 no combate às chamas

Cerca de 900 operacionais mantinham-se pelas 21:00 a combater os quatro grandes incêndios que lavraram hoje em Portugal Continental, dos quais apenas o de Oliveira de Frades, no distrito de Viseu, se mantém ativo.

Segundo a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as chamas em Oliveira de Frades mobilizavam àquela hora 382 operacionais e 124 veículos terrestres.

Durante o dia, foram também acionados 12 meios aéreos.

Numa conferência de imprensa realizada pelas 20:00 naquela localidade, o comandante nacional da Proteção Civil, Duarte da Costa, disse que aquele fogo tinha “uma frente ativa tocada fundamentalmente a vento”.

Apesar de o vento àquela hora estar a “soprar com menos intensidade”, a previsão meteorológica apontava para ventos fortes a meio da noite, pelo que o objetivo era “tentar acabar com este incêndio o mais depressa possível”.

O fogo, que deflagrou pelas 11:24 numa zona de mato na localidade de Antelas, concelho de Oliveira de Frades, causou ainda a morte a um bombeiro da corporação local.

No mesmo distrito, o incêndio que deflagrou numa zona de mato na localidade de Cujó, no concelho de Castro Daire, estava pelas 21:00 em fase de resolução e mobilizava àquela hora 154 operacionais, apoiados por 48 viaturas.

As chamas que deflagraram em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, foram dadas como dominadas pelas 18:45 mas, às 21:00, ainda estavam a ser combatidas por 198 operacionais e 65 veículos.

Mais a sul, no distrito de Leiria, o incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Serro Ventoso, concelho de Porto de Mós, e que lavra no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, entrou em fase de resolução ao princípio da noite e, às 21:00, estava a ser combatido por 160 operacionais, apoiados por 53 viaturas.

No entanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou pelas 20:00 que a probabilidade de surgirem mais ignições durante a noite “é grande”, porque são esperados ventos forte.

“Vamos continuar sobre espetro de severidade meteorológica (…). Amanhã [terça-feira], as condições vão manter-se, com influência do vento de leste, com pouca humidade. Na próxima noite, vamos ter vento moderado a forte em toda a região a norte do rio Tejo e, por momentos, vamos sofrer rajadas na ordem dos 50/60 quilómetros por hora. O que é que isto quer dizer? Muitas dificuldades para o dispositivo de combate a incêndios”, salientou o comandante da ANEPC Pedro Nunes.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal