PCP preocupado com "episódio lamentável" da morte de homem no hospital de Lamego

O PCP mostrou-se hoje preocupado com o “episódio lamentável” da morte de um homem depois de ter esperado seis horas para ser atendido na urgência do Hospital de Lamego.

Em comunicado, a Comissão Interconcelhia Lamego-Tarouca do PCP refere que, apesar de se tratar de uma “unidade hospitalar de referência regional”, o “momento sensível que o Serviço Nacional de Saúde atravessa reflete-se de forma prejudicial na qualidade dos serviços prestados e das valências ao serviço das populações”.

O PCP lembra que vem há muito alertando “para a carência de recursos humanos e materiais no Hospital de Lamego”, tendo reunido várias vezes com a administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), no qual aquele está integrado.

No seu entender, a morte ocorrida na segunda-feira e outros casos “evidenciam um plano montado de linhas claras para que se mantenha o subfinanciamento do serviço público de saúde”.

Isto acontece “em benefício do setor privado da área e do acesso recorrente à subcontratação pública de médicos e enfermeiros, vulgo tarefeiros, a fim de manter um perverso negócio e lóbi à volta da saúde”, acrescenta.

O CHTMAD já anunciou que vai averiguar as circunstâncias em que morreu o homem de 65 anos, na segunda-feira, um dia em que “a afluência ao serviço de urgência da unidade de Lamego foi excecionalmente alta, quando comparada com os dias anteriores”.

Segundo o jornal Correio da Manhã, “a família está revoltada e acusa a unidade de saúde de negligência médica”.

O PCP considera urgente a resolução de problemas “como a contratação de mais profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e técnicos, mais auxiliares de ação médica e assistentes operacionais e mais administrativos”, e também a aquisição de material médico e de equipamentos médicos que substituam os obsoletos.

No comunicado, a estrutura partidária refere ainda ser inadmissível “o encerramento de consecutivos serviços hospitalares ao longo dos últimos anos no Hospital de Lamego, relegando para um papel secundário um hospital que serve dezenas de milhar de pessoas”.

“É necessário inverter a tendência e assumir que, havendo uma infraestrutura recente e digna, se faça acompanhar pelo que lhe é devido e roubado por anteriores governos”, defende.

Entretanto, o grupo parlamentar do PCP questionou a ministra da Saúde sobre a situação do Hospital de Lamego e a “necessidade de reforço urgente de profissionais e meios materiais”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

castrodaire
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
contas
investigação policia detido
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros
Projeto_piloto_Recolha_biorresíduos_Lamego_abril2024
Câmara de Lamego lança projeto-piloto de recolha de biorresíduos
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu