Universidade da Beira Interior e quatro politécnicos analisam formas de cooperação

A Universidade da Beira Interior e os politécnicos de Castelo Branco, Guarda, Viseu e Setúbal promoveram hoje uma reunião de trabalho com o objetivo de encontrarem formas de cooperação ao nível dos serviços e recursos, anunciaram os responsáveis destas instituições.

Classificada como um “pontapé de partida”, a primeira reunião de trabalho decorreu hoje na Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e permitiu já identificar que há possibilidade de cooperação ao nível dos serviços informáticos e de software e plataformas usadas, designadamente no aproveitamento daquelas que foram desenvolvidas pelas próprias instituições.

“Vamos analisar e trocar experiências e verificar até onde podemos beneficiar com a experiência e com as boas práticas dos outros”, sublinhou, em conferência de imprensa realizada no final do encontro, o reitor da UBI, António Fidalgo.

Este responsável destacou ainda que a partilha não se restringe aos responsáveis máximos das instituições e que envolverá as equipas e os profissionais, de modo a que a partilha de conhecimento possa também passar pelas ferramentas de trabalho que têm sido implementadas.

As mais-valias que cada entidade pode alcançar pelo conhecimento mútuo e a troca de experiências foram outros dos aspetos sublinhados pelo presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes.

“Naturalmente que haverá vantagens em podermos ajudar-nos mutuamente”, disse, frisando que estas entidades já estão ligadas em alguns projetos comuns, como por exemplo o Centro Académico Clínico das Beiras.

Parcerias que podem então ser alargadas a outros domínios, até porque a solução para problemas que normalmente são comuns será tão mais fácil de encontrar quanto mais as instituições forem capazes de encontrar pontos em comum e de trabalharem para isso, tal como destacou o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva.

“O sistema do ensino superior e em particular esta região do país viviam, no passado, numa lógica de competição e, hoje em dia, é muito mais importante sermos capazes de olhar para aquilo que temos em comum porque os desafios que temos obrigam a essa junção de esforços e a essa procura de pontos comuns”, afirmou.

Uma partilha para a qual o Instituto Politécnico de Setúbal também tem “total disponibilidade”, disse o vice-presidente da instituição, Pedro Ferreira, no fim da sessão.

O Instituto Politécnico da Guarda também está envolvido e empenhado nesta forma de cooperação e esteve já representado pela administradora da instituição e por uma delegação com vários profissionais.

 

 

 

 

 

Lusa

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
2
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
3
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
4
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel

Artigos relacionados

bombeiros
Craft20221026-WEB (25)
FernandoRuas
polícia psp
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
bombeiros
Incêndios: Viseu Dão Lafões com mais operacionais e mais um meio aéreo este ano
Craft20221026-WEB (25)
Exposição itinerante em Viseu de peças de design do projeto Craft Turismo Criativo
FernandoRuas
CIM Viseu Dão Lafões preocupada com dificuldades de comunicação na proteção civil
polícia psp
EN16 em Viseu reaberta ao trânsito após despiste de moto quatro