7 anos de A Voz do Rock celebrados em mini concertos ao vivo no Carmo81

O colectivo de avós composto, na sua maioria, por octogenários de Viseu, desafia o estereótipo da idade e prova que é possível envelhecer e, simultaneamente, “optar pelo que faz o coração vibrar” (Osho). Os A Voz do Rock optaram pelo rock e pelas suas canções que, geralmente, não se fazem ouvir em vozes de pessoas tão velhas e que assim rompem fronteiras entre gerações e excedem os limites da própria condição humana, apresentando uma imagem positiva do envelhecimento.

São sete anos de caminho de um projecto que, refere Ana Bento (directora artística), é para a vida. Os A Voz do Rock estrearam-se em 2014 no âmbito do festival ‘Viseu A’ promovido pelo Teatro Viriato em Viseu e desde então ninguém os pára. Desde apresentações em inúmeros lares e escolas essencialmente da região de Viseu, os avós já se apresentaram ao vivo na Casa da Música, em diversos programas de televisão, num concerto especial com o baterista Kalú em tributo aos Xutos e Pontapés e arrecadaram o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Activo atribuído pela CCDRC.

Entretanto o mundo mudou de forma avassaladora. Com a pandemia, 2020 transformou-se num ano de constantes dúvidas e incertezas, mas nem isso foi motivo para suspender por completo os A Voz do Rock. Depois de uma breve pausa para reflexão, o projecto foi repensado e o esquema de funcionamento ajustado ao momento presente, mantendo-se fiel aos objectivos principais que no contexto actual fazem ainda mais sentido. A urgência e pertinência da continuidade do projecto levou a equipa Gira Sol Azul, que assume a produção desde a sua criação, a avançar com um esquema de actividade regular completamente adaptado ao contexto actual sob todas as normas e orientações da DGS e o projecto contou entretanto com o apoio do Município de Viseu.

Entre a criação de material de estudo à distância para os elementos do grupo, foram mantidos os ensaios semanais mas em grupos muito pequenos dispersos por vários locais e até realizados ensaios individuais à porta dos domicílios dos avós. Também vários concertos públicos, um dos pilares importantes do projecto,  aconteceram de porta em porta, ao ar livre, num formato portátil e reduzido.

Sete anos de existência dos A Voz do Rock são celebrados no próximo dia 17 de janeiro no palco do Carmo’81. Sob a inspiração do próprio simbolismo do número sete, de conclusão cíclica e renovação, o aniversário do projecto é celebrado em mini concertos de 20 minutos onde vários duos de avós se apresentam com alguns temas novos e a mesma energia de sempre.

Os concertos realizam-se sob as normas e orientações da DGS e são de reserva obrigatória que deve ser efectuada no site da Gira Sol Azul (http://girasolazul.com/a-voz-do-rock-7-o-aniversario/).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia