VISEU: Câmara abre comemorações do 25 de Abril à comunidade

1394

A Câmara de Viseu anunciou hoje, em comunicado, que o programa comemorativo dos 48 anos do 25 de Abril, Dia da Liberdade em Portugal, vai ser aberto a toda a comunidade, nomeadamente o concerto musical, na noite do dia 24, no Teatro Viriato, “Canto Livre – Viseu canta a liberdade”, que junta vários artistas.

“Em 2022, retomamos as comemorações presenciais do 25 de Abril. Relembrar esta data e todas as figuras que dela fizeram parte é um compromisso que temos para com a história, a sociedade e para com os próprios protagonistas da ‘Revolução dos Cravos’”, defende o presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Fernando Ruas lembra o “papel fulcral” do Regimento de Infantaria 14 (RI14), em Viseu, um “legado que nunca poderá cair no esquecimento” e, no seu entender, “os heróis e capitães são motivo de orgulho” e, por isso, no dia 25 “será feito o reconhecimento” por parte dos órgãos municipais à instituição e aos seus militares no 25 de Abril” e será “depositada uma coroa de flores na Avenida Capitães de Abril”.

Este ano, adianta o documento, as comemorações concentram-se na freguesia de Silgueiros, com a sessão solene da Assembleia Municipal, que conta com a presença do presidente da Associação Viriatos.14, major general Carlos Chaves, que falará sobre o “25 de Abril: 48 anos depois”.

O programa termina pelas 15:00, na Escola EB2,3 D. Luís Loureiro, em Pindelo de Silgueiros, com um momento musical protagonizado pelo Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense, a Orquestra Juvenil do Conservatório de Viseu e o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros.