Turismo Centro de Portugal saúda anúncio de descontos nas portagens do Interior

324

Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) recebeu com agrado as propostas anunciadas hoje pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, que têm como objetivo atrair pessoas e empresas para o Interior do país.

Em particular, a TCP elogia a proposta que prevê descontos nas portagens para quem visitar o Interior aos fins de semana. Recorde-se que a Ministra Ana Abrunhosa anunciou esta manhã que o seu gabinete está a trabalhar num “modelo de desconto de portagens para o Interior baseado em desconto de quantidades e descontos no fim de semana, que beneficie os utilizadores frequentes e aqueles que desejem visitar o Interior”.

Saúdo esta iniciativa do Governo, e da Ministra Ana Abrunhosa em particular, que demonstra ser uma profunda conhecedora dos territórios do Interior e dos problemas específicos com que se deparam estas populações”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Não se conhecendo ainda o valor dos descontos, obviamente que esperamos que possam ser decisivos para aumentar a competitividade e a atratividade do território. É um estímulo que poderá ser muito positivo. Há muito que defendemos que o valor elevado das portagens é um elemento dissuasor, que afasta os turistas interessados em descobrir o Interior do país e que veio agravar os problemas dos territórios de baixa densidade, constituindo um obstáculo ao desenvolvimento. Medidas como esta são fundamentais para atrair pessoas a regiões que enfrentam situações de despovoamento e desertificação”, acrescenta.

Deixo também um desafio à senhora Ministra para que nos ajude noutras questões rodoviárias que estão por cumprir e que são vitais para a mobilidade nos territórios do Interior. Refiro-me ao IC6, por exemplo, que tarda em ter a sua resolução, ou à modernização da linha da Beira Alta. A senhora Ministra tem uma posição privilegiada dentro do Governo para que se tornem realidade”, destaca ainda Pedro Machado.

Esta manhã, a Ministra Ana Abrunhosa deu ainda a conhecer apoios financeiros para quem trabalha no Interior, através de redes de apoio locais e regionais e da divulgação de incentivos dos municípios às empresas e às famílias que se queiram fixar nestes territórios. Uma taxa especial de IRC para as pequenas e médias empresas do Interior é outra das medidas propostas.