Recriação histórica da Grande Guerra em Viseu com elevada adesão

Mais de 400 pessoas experienciaram o ambiente de uma trincheira histórica da Grande Guerra, no Mercado 2 de Maio. Atividades promovidas pelo Município estendem-se até final do mês

A recriação de uma trincheira histórica da Primeira Grande Guerra, no Mercado 2 de Maio, foi um sucesso, registando-se uma elevada adesão nos dois dias em que esteve disponível. Mais de 400 pessoas vivenciaram, sexta-feira e sábado, o quotidiano das trincheiras da Grande Guerra através da recriação de uma trincheira e de uma tenda de enfermaria de campanha, concebida a convite do Município pelo grupo cultural “Passado Vivo”.
No primeiro dia, a iniciativa dirigiu-se à comunidade escolar, tendo visitado a estrutura mais de 100 alunos das escolas do concelho de Viseu.
Já no sábado, foram muitos os turistas que experienciaram o quotidiano da Grande Guerra, a maioria oriundos de Lisboa e Porto.
“As comemorações do centenário do armistício da Grande Guerra não passaram ao lado de uma comunidade histórica como Viseu, que teve uma importante participação neste acontecimento”, referiu o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, enfatizando que as experiências pedagógicas lançadas “tiveram uma receção muito positiva do público, de escolas, famílias e turistas”.
Até 30 de novembro, a autarquia tem em marcha um programa de atividades diverso, com o objetivo de fomentar na comunidade local a memória da importante participação de Viseu na Grande Guerra. “Continuamos a promover a recolha e o registo de memórias da comunidade”, salienta Jorge Sobrado.
Este domingo, dia da assinatura do Armistício, o Município apresentou e inaugurou o roteiro “A Grande Guerra em Viseu”, com visita guiada pelos lugares de memória do conflito, conduzida pelo historiador Luís Fernandes. Roteiro este que para o Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, “é mais um contributo para o conhecimento do património local, da história de Viseu e dos seus protagonistas”.
Ainda este ano, decorre mais uma visita guiada no âmbito deste roteiro, na qual será lançada uma edição de brochura de bolso.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
2
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
3
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Viseu
Académico_de_Viseu
polícia psp
GNR-carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu