Rancho à moda de Viseu e Viriato incluídos nos produtos tradicionais portugueses

O Rancho à moda de Viseu e o Viriato foram aprovados pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) para integrarem a lista de produtos tradicionais portugueses, informou hoje a Câmara Municipal de Viseu.

“A Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) apreciou de forma positiva a inclusão do Rancho à moda de Viseu e do Viriato nos Produtos Tradicionais Portugueses”, anuncia a autarquia em comunicado.

Num país como Portugal, acrescenta o documento, “que conta com uma variedade extensa e diversificada de produtos alimentares, esta lista pretende valorizar e promover receitas tradicionais, assim como preservar o património gastronómico, num receituário de pratos em forma de herança culinária”.

“Confecionado à base de carnes, couve, massa, batata e grão-de-bico, o Rancho à moda de Viseu era uma adição obrigatória ao conjunto de pratos históricos do nosso país”, defende o executivo municipal de Viseu, liderado por Fernando Ruas.

Segundo a autarquia, esta adição destaca-se “nomeadamente, pela importância e ligação que tem com a cidade de Viseu e com a zona Centro de Portugal”, já que se tratam “receitas emblemáticas viseenses”.

“Servido todo o ano, o Rancho ganhou, nos últimos anos, uma nova notoriedade com a criação da “Rota do Rancho”, uma ação de dinamização promovida pela Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) em parceria com o Município de Viseu”, lembra.

No ano passado, a Rota do Rancho “contou com a participação de cerca de 50 restaurantes” e a iniciativa tem como objetivo “promover e celebrar o Rancho à moda de Viseu” que ganhou notoriedade pela mão do Regimento de Infantaria n.º 14, na cidade.

“Marcado pela peculiaridade de todos os ingredientes serem cozidos em conjunto, o Rancho ganha um apurado caldo com um sabor particular que todos os viseenses conhecem e, em particular, aqueles que o provaram no Regimento de Infantaria nº 14, onde, reza a lenda, foi criada a receita deste prato”, sublinha.

O Viriato é outro produto a integrar a lista nacional, na área da doçaria, este “notável bolo à base de farinha, açúcar, ovos e coco ralado, com formato em “V” e inspirado no mítico herói da cidade de Viseu, o tradicional Viriato”.

“Produto de uma confeção passada de geração em geração e com traços característicos que são, rigorosamente, respeitados pelos estabelecimentos viseenses que o produzem, o Viriato está presente no quotidiano da cidade desde os anos 50, altura em que era distribuído com o pão fresco logo pela manhã”, realça.

Nos dias de hoje, acrescenta, “o Viriato pode ser saboreado em, praticamente, todas as confeitarias de Viseu, tornando este, um dos tesouros da Cidade-Jardim e um marco de degustação obrigatória a todos os que a visitam”.

O executivo municipal elogia ainda a “gastronomicamente requintada e única” na região de Viseu Dão-Lafões” assim como o seu “espólio culinário invejável” e, neste sentido, manifesta o desejo de, “nos próximos anos”, outros produtos serem “adicionados a esta lista” de produtos tradicionais portugueses.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Acidente carro
santa comba dão
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia