PSP – Atividade Operacional

1579

Entre os dias 26 de março e 5 de abril, a Polícia de Segurança Pública de Viseu levou a cabo a operação “Páscoa em Casa” na sua área de jurisdição, cidade de Viseu e Lamego.

À semelhança do ano transato, constituiu-se como uma das principais preocupações garantir o cumprimento dos normativos em vigor por força do Estado de Emergência, atendendo ao contexto pandémico vivenciado.

Assim, a PSP de Viseu reforçou as operações de fiscalização rodoviária, como forma de prevenção de incumprimentos da restrição de circulação entre concelhos, e aumentou a visibilidade policial nos locais onde habitualmente ocorre maior afluxo de pessoas, prevenindo aglomerados de pessoas na via pública.

Desta operação destacamos os seguintes resultados operacionais:

A PSP concretizou 03 detenções, 01 por condução sob o efeito do álcool, 01 por posse de arma ilegal e 01 por falta de habilitação para a condução.

Na vertente da segurança rodoviária, foram fiscalizadas 1450 viaturas, foram levantados 140 autos de contra ordenação, dos quais se destacam, 32 por falta de inspeção periódica obrigatória, 04 por alteração de características da viatura, 03 por condução com uso simultâneo do telemóvel, 02 por falta de seguro de responsabilidade civil e 01 por não utilização de cinto de segurança.

Dos 310 condutores que realizaram o teste do álcool, 01 não se encontrava em condições de garantir uma condução segura (com valores de teste que qualificam o comportamento como contraordenação e não crime).

Salientamos que a PSP de Viseu esteve sempre presente para apoiar a população quer através da presença constante junto da população, especialmente da população mais vulnerável, como os idosos e vítimas de violência doméstica.

Por fim, e como não poderia deixar de ser, enaltecemos uma vez mais o excelente espírito cívico dos portugueses que, nesta época de tradição familiar, observaram as recomendações das autoridades de saúde e reduziram as suas deslocações, facilitando o cumprimento da missão da PSP.