27 de março, 21h30, em direto no Facebook do Município
A tradição de “Amentar as almas” é uma das atividades que assinala o período de Páscoa. Este ano a ação é desenvolvida nos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, numa iniciativa em conjunto, no âmbito do projeto “Cultura no Dão” e será online.
A tradição do “Amentar das Almas” consiste em orações cantadas em louvor dos que já morreram. Uma tradição secular, também conhecida como “encomendação das almas” que surgiu após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento, a existência do Purgatório.
Na década de 50 ainda era habitual, em muitas aldeias das Terras de Azurara e Tavares, fazer-se o “Amentar das almas”, tradição recuperada pelo Município de Mangualde em colaboração com Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara.
TRADIÇÃO EM LIVE STREAMING
Devido à situação pandémica, este ano a tradição será assinalada online. A iniciativa irá decorrer no dia 27 de março pelas 21h30, em direto do Facebook dos três Municípios, no Facebook do Município de Mangualde, Município de Nelas e do Município de Penalva do Castelo. Contando com vários grupos musicais da região.
Nesta noite, serão ouvidos os cânticos às almas do Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, pertencente ao município de Mangualde, a Associação Filarmónica de Vilar Seco, pertencente ao Município de Nelas e o Grupo de Cantares Da Ínsua, pertencente ao Município de Penalva do Castelo.