PROJETO “CULTURA NO DÃO” ASSINALA TRADIÇÃO “AMENTAR AS ALMAS” ESTE ANO É ONLINE

27 de março, 21h30, em direto no Facebook do Município

 

A tradição de “Amentar as almas” é uma das atividades que assinala o período de Páscoa. Este ano a ação é desenvolvida nos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, numa iniciativa em conjunto, no âmbito do projeto “Cultura no Dão” e será online.

A tradição do “Amentar das Almas” consiste em orações cantadas em louvor dos que já morreram.  Uma tradição secular, também conhecida como “encomendação das almas” que surgiu após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento, a existência do Purgatório.

 

Na década de 50 ainda era habitual, em muitas aldeias das Terras de Azurara e Tavares, fazer-se o “Amentar das almas”, tradição recuperada pelo Município de Mangualde em colaboração com Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara.

 

TRADIÇÃO EM LIVE STREAMING

Devido à situação pandémica, este ano a tradição será assinalada online. A iniciativa irá decorrer no dia 27 de março pelas 21h30, em direto do Facebook dos três Municípios, no Facebook do Município de Mangualde, Município de Nelas e do Município de Penalva do Castelo.  Contando com vários grupos musicais da região.

Nesta noite, serão ouvidos os cânticos às almas do Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara, pertencente ao município de Mangualde, a Associação Filarmónica de Vilar Seco, pertencente ao Município de Nelas e o Grupo de Cantares Da Ínsua, pertencente ao Município de Penalva do Castelo.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
2
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
3
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025
4
1_Cartaz_PR4
Ciclo de Percursos PedestresPR4 - Rota dos Caminhos com Alma | 6ABR

Artigos relacionados

Press_056_Foto
vinho
museu-de-grao-vasco-2-1
1200px-Portugal_Caramulo_Museumsgebäude
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025