Pint of Science em Viseu – 17 a 19 de maio 2021

261
O maior festival de comunicação de ciência do mundo, o Pint of Science, terá lugar nos dias 17, 18 e 19 de maio, através da plataforma digital Nooks, organizado em sete cidades nacionais, Viseu é este ano uma novidade.

O maior festival de comunicação de ciência do mundo, o Pint Of Science, chega assim à cidade Viriato pelas mãos de Julien Diogo, Afonso Pessanha, Joana Barros, Daniela Esteves e Tiago Pestana. Como afirma a organização, “O princípio de tudo foi a emoção. Sentir não é, portanto, um processo passivo”, e de passivo a Pint Of Science não tem nada, mas de emoção tem tudo.

Serão três dias temáticos, no caso de Viseu, contamos com o “Chatear Camões” no dia 17 de maio, com o subtema “A importância das palavras no Mundo 5.0”, que contará com Miguel Midões (TSF / ESEV) e Carlota Houart (Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra) como oradores. O dia seguinte contará com o tema “Ter muita Lata”, com o foco na “Tecnologia ao serviço das Gerações e do Quotidiano” através da participação do João Silva Sequeira (Instituto Superior Técnico de Lisboa) e Hugo Silva (PLUX – Wireless Biosignals). O último dia do festival em Viseu será finalizado com o tema “Cabecinha pensadora” e “O Comportamento e as Emoções do Futuro”, e terá na dinamização dos nomes reconhecidos internacionalmente Miguel Farias (Coventry University) e Joana Rato (Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Para Julien Diogo, “Visando o acesso simples e seguro, as conversas irão decorrer na plataforma digital Nooks, onde cada participante terá ao seu dispor três salas distintas nas quais poderá com amigos assistir às conferências em torno de uma mesa digital”, “Um formato diferente que irá permitir conhecer investigações e projetos de investigação nacional”.

Para Joana Barros e Afonso Pessanha, membros da equipa, “O melhor disto tudo? É totalmente gratuito e não precisam de fazer qualquer tipo de inscrição. Apenas devem ficar atento ao Facebook do festival para terem acesso ao evento de Viseu”, visa-se democratizar o acesso aos conteúdos científicos de valor.

A Pint of Science é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é tornar acessível a discussão científica a toda a população. Além de Portugal, o evento, acontece simultaneamente em 29 países, desde Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América, Singapura, Quénia ou ainda Nova Zelândia.