Pilotos de aviação comercial vão ser formados em Viseu

Instituto de Formação Aeronáutica vai formar pilotos, assistentes de cabine e mecânicos para a aviação comercial. Escola será instalada no aeródromo municipal Gonçalves Lobato

 

Foi aprovado esta quinta-feira pelo Executivo Municipal o protocolo de colaboração com o Instituto de Formação Aeronáutica, que resultará na instalação de um Centro Formação Aeronáutica no Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em Viseu.

Este Centro ministrará formação a pilotos e assistentes de cabine (assistentes e comissários de bordo) para aviação e técnicos de manutenção e outros profissionais da aviação.

Estes cursos, com formação teórica e prática, deverão arrancar em setembro próximo.

“Este é mais uma valência importante no desenvolvimento do nosso aeródromo, uma das maiores estruturas aeroportuárias da região Centro e que recebeu recentemente certificação da Autoridade Nacional de Aviação Civil por mais cinco anos”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

De acordo com o protocolo agora aprovado, o Instituto de Formação Aeronáutica compromete-se a manter os cursos por um período de cinco anos, bem como efetuar todas as obras de adaptação do espaço cedido pelo Município no aeródromo.

Ainda de acordo com o Presidente da Câmara, esta nova competência que se instala no aeródromo vem “consolidar Viseu enquanto destino de investimento” e fixar pessoas, pois num prazo máximo de dois anos, “poderão estar em Viseu cerca de duas centenas de alunos para receber a formação do Instituto de Formação Aeronáutica”.

Viseu recebe comemorações oficiais do 67.º aniversário da Força Aérea Portuguesa

Viseu recebe entre os próximos dias 27 de junho e 1 de julho as comemorações oficiais do 67.º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

Durante cinco dias, a cidade vai ser palco de inúmeras atividades, como concertos, exposição de meios e de missão, conferências, concursos junto de escolas, batismos de voo, uma prova desportiva e cerimónia militar com desfile das Forças em Parada e de meios aéreos.

“É um orgulho para Viseu acolher as comemorações oficiais da Força Aérea Portuguesa”, diz o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que destaca a importância da “dinâmica em curso no nosso Aeródromo Municipal”, determinante na operação que a Força Aérea mobiliza para estas celebrações.

No âmbito das comemorações, o Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira o protocolo de colaboração com a Força Aérea Portuguesa, no qual o apoio do Município assenta essencialmente na vertente logística e de isenção de taxas. O apoio financeiro é de 4 mil euros.

As atividades deste ramo das Forças Armadas estarão centradas entre 27 de junho e 1 de julho em diversos espaços da cidade, como o Pavilhão Multiusos, onde decorrerá uma exposição, o Aeródromo Municipal, o Solar do Vinho do Dão ou o Teatro Viriato, palco do concerto oficial pela Banda da Força Aérea.

A operação logística, de grande envergadura, começa a ser visível já no próximo dia 24 de junho, Dia de São João, com a presença de um avião no Rossio.

O programa oficial arranca a 27 de junho com as Jornadas Aeronáuticas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, batismos de voo no Aeródromo Municipal e, à noite, um concerto junto à Sé Catedral.

O programa intenso de comemorações culminará a 1 de julho, Dia da Força Aérea, com a cerimónia militar junto ao Solar do Vinho do Dão.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
2
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
3
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

pexels-blooddrainer-566496
Viseu Sé
polícia psp
espetáculo teatro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015