Petizes da Academia do Linho regressam a Várzea de Calde para aprender a arte da tecelagem

3ª etapa do serviço educativo tem lugar a 6 de março. Inscrições decorrem online ou no Museu do Linho

Em Várzea de Calde já se preparam as urdideiras e os teares para a próxima atividade do ciclo do linho. Depois do maçar e tascar, o assedar e fiar, a Academia do Linho acolhe os pequenos artesãos e desafia-os a participar e testemunhar o nascer das peças de linho, no coração da aldeia-milagre, na etapa “Urdir e Tecer”.

De manhã, entre casas de tecedeiras e o Museu, as crianças irão colocar as mãos na “massa”: na urdideira iniciarão o processo de organização dos fios nesta peça de madeira; depois, aprenderão os segredos do tear, no qual os fios são entrelaçados e as peças de tecido começam a ganhar forma. À tarde, é tempo de partilhar histórias e experiências, numa oficina intergeracional a ter lugar no Museu.

A inscrição nesta etapa tem o custo de 10 euros, valor este que inclui o seguro, o kit de participante e os materiais essenciais à atividade, o transporte e ainda as refeições.

Para efetuar a inscrição do seu petiz, deverá ler as normas de participação, preencher o respetivo formulário e declaração de responsabilidade de menor, e submeter ou anexar os documentos necessários. Posteriormente, será contactado para a respetiva confirmação da inscrição, assim como o procedimento para o respetivo pagamento.

A Academia do Linho tem já data marcada para as próximas duas etapas que perfazem o ciclo. A 12 de abril será tempo de semear o linho, nos campos da aldeia, e a 26 de junho o desafio é o de arrancar, ripar e curtir. Os interessados poderão já fazer a sua inscrição para estas atividades.

Conhecer de perto a arte ancestral do linho e participar deste ciclo anual, vestindo a pele de repórter, investigador e agricultor, é o desafio que a Academia do Linho de Várzea de Calde coloca aos mais pequenos, em pleno mundo rural.

A iniciativa é promovida pela Cooperativa do Linho de Várzea de Calde, o Grupo Etnográfico local e as Escolas Superior de Educação e Agrária de Viseu, contando com a parceria e o apoio do Município de Viseu e do seu Museu do Linho de Várzea de Calde. As ações educativas têm financiamento ao abrigo da linha “Revitalizar”, do programa municipal VISEU CULTURA.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
1 (8)
Manhãs no Parque
2
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
3
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025
4
3da81ca4-60cb-408e-b7b9-adb173f9db97
I Caminhada Solidária New-Lar reuniu mais de 300 participantesem prol dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros

Artigos relacionados

alliance games
animais caes
blurred light abstract nightlife
Viseu_Marca
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
1 (8)
Manhãs no Parque
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
alliance games
Alliance Games em Viseu
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025