Patrícia Portela deixa direção artística do Teatro Viriato em Viseu

A artista e escritora Patrícia Portela deixou, na segunda-feira, de ser diretora artística do Teatro Viriato, anunciou hoje o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV).

“O CAEV procederá a uma consulta para a seleção da nova direção artística, cujo procedimento será desenvolvido em breve”, acrescenta a entidade responsável pela gestão e programação do Teatro Viriato, num curto comunicado.

Segundo o CAEV, Patrícia Portela deixou definida a programação artística do Teatro Viriato até ao final deste ano.

A artista, que vivia entre Portugal e Bélgica, fixou-se em Viseu a 01 de março de 2020, substituindo Paula Garcia na direção artística do Teatro Viriato.

“O CAEV agradece a Patrícia Portela o trabalho desenvolvido nestes dois anos, num contexto tão difícil como o que atravessámos”, acrescenta o CAEV, aludindo à pandemia de covid-19, que obrigou a constantes ajustamentos no funcionamento do teatro devido às restrições.

Quando anunciou o nome de Patrícia Portela, em fevereiro de 2020, o CAEV caracterizou-a como uma “profunda conhecedora do Teatro Viriato e uma das artistas que tem marcado presença assídua na sua programação”, além de ser também “reconhecida nacional e internacionalmente pela singularidade da sua obra”.

Patrícia Portela criou espetáculos como “Flatland, Wasteband”, “Por Amor” e “Parasomnia” e é autora de várias obras literárias.

Em Viseu, uma das mudanças feitas por Patrícia Portela foi a do nome do festival de dança “New Age, New Time”(NANT), rebatizado “Novas Ações, Novos Tempos”. Também foi mudada a data do festival, de novembro para janeiro.

Apesar do contexto de pandemia, Patrícia Portela apostou sempre em convocar a presença do público, quer presencialmente, quer virtualmente (através dos “subpalcos” virtuais).

Numa tentativa de estar mais próximo do público, no ano passado, o Teatro Viriato abriu um espaço num centro comercial da cidade, denominado Meia Dose, para apresentar pequenas ‘performances’, livros, conversas, vídeos e exposições.

Enquanto autora do projeto artístico em vigência (financiado pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara de Viseu), Paula Garcia manteve-se como presidente da direção do CAEV. Entretanto, assumiu a coordenação da equipa de missão da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Acidente carro
santa comba dão
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia