PARÓQUIA DE CORAÇÃO DE JESUS – VISEU 60.º ANIVERSÁRIO

3049

 

No próximo fim de semana a paróquia de Coração de Jesus comemora o 60-º aniversário da sua existência. Com efeito, foi em 2 de fevereiro de 1959 que o bispo de Viseu, D. José da Cruz Moreira Pinto, mandava publicar um decreto que constituía, canonicamente, as paróquias de Santa Maria, S. José e Coração de Jesus em substituição das paróquias Oriental e Ocidental que vigoraram até àquela data. Esta nova organização dava seguimento a igual deliberação do poder civil que, pelo decreto-lei n.º 42 040, de 20 de dezembro de 1958, remodelou a divisão administrativa da cidade de Viseu, criando, também, as freguesias de Santa Maria, S. José e Coração de Jesus.

Durante cerca de 23 anos a paróquia de Coração de Jesus teve a sua sede na igreja dos Terceiros, mas, em 1982, mudou-se para o novo templo onde se encontra atualmente e por ser uma obra nova mereceu, por parte da população, o epíteto de “Igreja Nova”, nome por que ainda hoje é conhecida.

Para comemorar esta efeméride, a paróquia de Coração de Jesus elaborou um programa, no qual constam os seguintes momentos:

Dia 2, sábado – 17h45 – Procissão de velas seguida de Eucaristia;

– 21h00 – Momento cultural com a apresentação da peça “O Anjo e a Sombra” pelo grupo cénico do Orfeão de Viseu.

Dia 3, domingo – 11h00 – Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo de Viseu, D. António Luciano;

12h30 – Almoço de confraternização nas instalações da paróquia.