No Edifício da Segurança Social em Viseu, Elevadores, Aquecimento, Casas de Banho, Não Funcionam Há Meses

A divulgação pelo INE da estimativa do défice orçamental registado em 2018, apontando para 0,5% do PIB, mais baixo do que o Governo minoritário do PS havia estimado no Orçamento do Estado para 2018, é apresentado como um êxito da política económica e financeira de Centeno.

Porém, a realidade em que se encontram os serviços públicos, principalmente hospitais, escolas, tribunais, repartições de finanças, serviços da segurança social, mostram um cenário bem menos idílico e mais elucidativo do caminho de cortes, ausência de investimento na manutenção e melhoria dos serviços públicos que possibilitaram este desfecho do défice.

Tomemos como exemplo, o edifício da Segurança Social em Viseu, onde trabalham centenas de funcionários e se faz o atendimento de milhares de utentes.

Desde há meses que sindicatos e trabalhadores vêm denunciando situações de abandono e degradação das instalações e equipamentos e de menosprezo da administração central pelo edificado e pelas condições de trabalho e de funcionalidade dos serviços administrativos.

Como situação insólita e mais flagrante regista-se o facto do elevador principal do “edifício da segurança social” estar avariado há 5 meses entre o 1º, o 10º e o 15º andares sem que os alertas diários dos trabalhadores comovam a administração para a sua reparação, que alega sempre “falta de verbas”.

Os dois pequenos elevadores que restam para o serviço são tão antigos quanto a casa, alternando o seu funcionamento com avarias permanentes o que provoca regularmente longas filas de trabalhadores que querem ter acesso aos seus locais de trabalho, restando-lhes como alternativa ter de subir a pé vários andares.

A falta de aquecimento nas instalações foi constante durante todo o Inverno e até à actualidade. As várias promessas de que o problema ia ser resolvido, a última até 9 de Março, nunca foi cumprida por“falta de verba para o arranjo”. Como consequência, os funcionários, para além do recurso a mantas de aquecimento, tiveram de socorrer-se de aquecedores pessoais o que provocou sobrecarga da instalação eléctrica e consequentes cortes de corrente e energia nos diferentes gabinetes, transtornando o normal funcionamento dos serviços, insatisfação nos funcionários e impedimento de respostas imediatas a muitos pedidos dos utentes.

As casas de banho estão frequentemente avariadas por falta de regular manutenção, tendo os funcionários de ambos os sexos de utilizar a casa de banho que estiver disponível, com todo o desconforto que tal situação representa. No 15º andar a única casa de banho que existe está avariada e inactiva há mais de 2 anos.

Nas instalações destinadas às chefias não há notícia de que estas anomalias se verifiquem.

Para além da degradação forçada e escandalosa dos serviços públicos, de que a situação acima descrita é um pequeno exemplo, esta política de submissão às imposições da União Europeia,compromete irremediavelmente a concretização de Obras estruturantes para a qualidade de vida da população do Distrito de que as mais prementes se prendem com o adiamento sucessivo das obras do Centro Oncológico do CHTV e da remodelação das Urgências do Hospital de S. Teotónio ou o lançamento efectivo das obras de duplicação e requalificação do IP3 e das obras de conclusão do IC12.

É fundamental avançar afirmando os valores de Abril e não andar para trás, para os tempos sombrios de cortes nos salários, pensões, abonos e feriados. O País não está condenado a esta opção.

Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia