Neta de Agustina visita a terra de Fausto

Armamar recebeu ontem a visita de Leonor Baldaque, escritora e atriz, com ligações ao Douro que vêm do tempo da sua avó, Agustina Bessa-Luís.
“À Conversa com Leonor Baldaque” foi mote para uma conversa à volta do filme Vale Abraão, do realizador Manoel de Oliveira. Leonor Baldaque, que trabalhou com o conceituado cineasta, exibiu e comentou excertos do filme, abordando os detalhes, ideias e pensamentos reveladores da excelência do trabalho de Manoel de Oliveira, e também de Luís Miguel Cintra e todo um painel de grandes nomes do cinema e da cultura portuguesa.
No início da tarde foi lembrada a amizade que unia Agustina a Fausto José, poeta de Armamar. A avó de Leonor Baldaque era, de resto, uma das figuras da literatura portuguesa que frequentava a casa do poeta em Aldeia de Cima como acontecia, por exemplo, com José Régio. A esse propósito o Orfeão da Universidade Sénior de Armamar interpretou poemas de Fausto José feitos música pelo Padre Marcos Alvim, conterrâneo do escritor.
Esta ação surge integrada no Festival Somos Douro que decorre entre 1 e 17 deste mês com ações nos 19 municípios da CIM Douro. Conversas, roteiros, espetáculos e outras ações para envolver a população do território, potenciar a sua relação com o património e dar voz a ideias que permitam olhar a região numa perspetiva de construção do futuro.
O Festival Somos Douro é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro e Liga dos Amigos do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região foi convidada para comissária do programa.
No auditório da Fundação Gaspar e Manuel Cardoso estiveram presentes João Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Armamar, Fernando Freire de Sousa, Presidente da CCDR-n, Cláudia Damião, Vereadora da Cultura da Autarquia Armamarense e Anabela Mota Ribeiro, a Comissária do Festival Somos Douro.
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia