Município de Viseu lança APP de visitas guiadas aos Museus e Centro Histórico

APP WALK VISEU faz visitas guiadas através do telemóvel dos visitantes. Está disponível em português, inglês, espanhol, francês, Língua Gestual Portuguesa e Gesto Internacional

 

Já está disponível para download a nova APP do Município de Viseu. Chama-se WALK VISEU e coloca à disposição dos visitantes da Cidade-Jardim uma nova ferramenta que permite visitas guiadas seguras, e ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e Centro Histórico. Uma solução tecnológica, intuitiva e inclusiva com recurso aos seus dispositivos móveis.

Com a APP, em cada Museu Municipal – Museu de História da Cidade, Museu Almeida Moreira, Polo Arqueológico de Viseu (Coleção Arqueológica José Coelho), Casa da Ribeira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde e Quinta da Cruz -, os visitantes têm a possibilidade de ler e ouvir a descrição de cada uma das salas, onde lhes são referenciadas informações chave para a compreensão das exposições.

No caso do circuito turístico pelo Centro Histórico, os visitantes têm acesso a 27 pontos de informação que podem selecionar através de um mapa da cidade, onde também verificam o local onde se encontram. “Trata-se de uma ferramenta com grande potencial e que chega no momento certo, tendo em conta a abertura gradual da economia e dos espaços culturais. Tenho a certeza que será de grande utilidade, numa fase posterior, também a quem nos visita de fora do país e poderá ficar a conhecer melhor toda a riqueza e património que Viseu tem para oferecer”, afirma Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal.

Toda a informação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. A APP possui, também, uma versão em português adaptada ao público infantil. Inclui, ainda, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional. Para além disso, permite instalar apenas o idioma que o visitante pretende, ocupando o espaço essencial para o seu correto funcionamento.

“Com a APP WALK VISEU damos mais um passo na integração das novas tecnologias no dia-a-dia do nosso concelho. Ainda assim, o aspeto que considero mais disruptivo na ferramenta é a sua orientação para a inclusão, estando disponível para ser utilizada por pessoas com necessidades especiais. A cidade de Viseu está preparada para ser fruída por todos”, salienta Conceição Azevedo.

O desenvolvimento da APP WALK VISEU foi coordenado pelo Município de Viseu e financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, através da sua Linha de Apoio ao Turismo Acessível. Esta linha teve por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas.

O Município de Viseu recorda que os Museus Municipais reabriram ontem, 6 de abril, Face ao Plano de Desconfinamento do Governo para o país. A APP WALK VISEU é totalmente gratuita e está disponível nas stores para Android e iOS.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia