Município de Viseu disponibiliza linhas de apoio psicológico

1374

A Câmara de Viseu disponibiliza, a partir de hoje, linhas telefónicas de apoio psicológico gratuitas, sete dias por semana, para ajudar a gerir os sentimentos durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a autarquia, estas linhas têm como objetivo “dar respostas a carências de apoio psicológico, escuta e aconselhamento especializados à população de Viseu, realizados por profissionais com formação”.

“Como gerir o isolamento, a separação social ou a ansiedade da crise são algumas das questões que poderão ser expostas, com confidencialidade, através destes números de telefone”, refere, acrescentando que “parte da equipa de psicólogos colabora com o município a título de voluntariado”.

O município já tinha lançado a linha de emergência social Viseu Ajuda, “destinada exclusivamente a pessoas e famílias residentes no concelho, carenciadas, em isolamento, mobilidade reduzida ou outra situação de emergência social, que necessitem de uma resposta imediata para um conjunto de bens e serviços básicos, urgentes e inadiáveis”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Dos infetados, 627 estão internados, 188 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.