Mais de 30 mil passageiros usaram serviço “Ir e vir” na região Viseu Dão Lafões

Mais de 30 mil passageiros já usaram o serviço de transporte a pedido “Ir e vir”, que está a envolver quase uma centena de táxis, informou hoje a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

O “Ir e Vir”, cuja primeira fase foi lançada em outubro de 2021, tem beneficiado sobretudo a população de zonas remotas.

Este serviço – que permite aos habitantes de localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de serviço público de transporte de passageiros deslocarem-se de táxi pelo preço de um bilhete de autocarro – foi recentemente distinguido com o selo de Boas Práticas pelo Comité de Acompanhamento do programa europeu URBACT IV.

Trata-se do segundo reconhecimento do “Ir e Vir” com o selo de Boas Práticas de mobilidade. Em setembro, o mesmo tinha acontecido por parte do programa europeu INTERREG Europe.

“Este segundo reconhecimento europeu, em poucas semanas, comprova de forma evidente a importância do ‘Ir e VIr’ na promoção da coesão social e territorial”, frisou o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.

No seu entender, este serviço demonstra que, “com o esforço conjunto de vários parceiros, é possível criar soluções inclusivas e eficientes de mobilidade, essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida” das populações.

“Vamos ter a oportunidade de dar a conhecer o ‘Ir e Vir’ a toda a Europa, em abril (URBACT City Festival 2025, em Wroclaw, Polónia) e estou certo de que a nossa experiência será aproveitada por outras cidades e regiões”, acrescentou.

A primeira fase do “Ir e vir” foi lançada em outubro de 2021, com o Serviço Municipal, que ligou todas as localidades sem acesso a transporte público (ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios.

A segunda fase, mais completa, arrancou em julho de 2022, com duas novas modalidades de transporte: o Serviço Intermunicipal, que liga entre si as sedes dos municípios onde não existam outras ligações públicas, e o Serviço de Comboio, que liga todas as localidades às estações e apeadeiros da Linha da Beira Alta.

Os serviços Municipal e Intermunicipal passaram a estar disponíveis em todos os concelhos da CIM, à exceção de Viseu, enquanto o Serviço de Comboio está disponível em todos os municípios, garantindo a cobertura de transporte público de passageiros por via ferroviária em 850 localidades do território.

São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Castro Daire têm sido dos concelhos em que mais pessoas usaram o serviço de transporte “Ir e Vir” que, de acordo com a CIM, tem contribuído para diminuir o isolamento sentido por parte da população, sobretudo a mais idosa.

“Antes de lançarmos este serviço, muitos dos moradores da região estavam dependentes de transporte próprio, ou de familiares e amigos, para se deslocarem dentro do território. Irem de uma aldeia para a sede do concelho revelava-se, por vezes, um obstáculo intransponível, em especial para a população sénior. Agora, já o podem fazer de forma simples, confortável e bastante económica”, salientou Nuno Martinho.

O serviço é realizado por táxis identificados por um dístico próprio e o preço (pago ao taxista no início da viagem) é igual ao que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância.

O “Ir e Vir” tem paragens e horários definidos, sendo a grande diferença para o transporte público regular o facto de ser o utente que aciona o serviço, através de uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas.

Os taxistas só efetuam os percursos se o serviço tiver sido pedido previamente. No dia e hora marcada, o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível “Ir e Vir”, e aguardar pelo táxi.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
Ministro reitera que houve mais de mil professores colocados em escolas carenciadas
2
casas inteligentes
Ministro quer centros tecnológicos especializados concluídos até final de 2025
3
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”
4
Mortágua
Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 ME para 2025

Artigos relacionados

incêndio
vinho
Violencia-Domestica
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
Ministro reitera que houve mais de mil professores colocados em escolas carenciadas
casas inteligentes
Ministro quer centros tecnológicos especializados concluídos até final de 2025
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”
Mortágua
Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 ME para 2025