IL quer travar obras em curso em Viseu para alterar projetos

O candidato à Câmara de Viseu pela Iniciativa Liberal (IL), Fernando Figueiredo, assumiu hoje que quer travar obras como a do Mercado 2 de Maio e o mercado de produtores para alterar os seus projetos.

“Queremos que o futuro seja diferente, que as obras que são pensadas que sejam também obras icónicas. (…) Para uma cidade que se quer afirmar, que quer ser, e deve ser, uma referência na região e até europeia, é lamentável”, afirmou Fernando Figueiredo.

À agência Lusa, o candidato disse que a solução para o Mercado 2 de Maio (M2M), situado no centro histórico e cujas obras se iniciaram este ano debaixo de polémica, passa por “sentar de novo com o empreiteiro e discutir uma adequada indemnização” para acabar com aquilo que considera “uma ferida no coração da cidade”.

Até porque, defendeu, com esta obra, “qualquer tentativa de classificação, por parte da UNESCO, deste espaço resulta infrutífera, pela forma e condições da obra que foi para aqui desenhada, com todo aquele painel fotovoltaico” que vai cobrir o espaço.

Assim, a Iniciativa Liberal quer “voltar a colocar [o arquiteto] Siza Vieira no centro da discussão, mas agora envolvendo os comerciantes, os produtores, a sociedade civil, não só a autarquia” e, “certamente, que o Siza irá encontrar uma solução” para “a devolver a vida e o mercado aos viseenses”.

O M2M é “uma situação semelhante a outras obras despesistas” como o mercado de produtores. Não se encontra racional nem explicação” para a decisão de avançar com “uma obra provisória, para destruir uma outra, para a seguir recuperá-la, para depois voltar a destruir o provisório, é deitar dinheiro à rua”, uma vez que “são 740 mil euros e não 70” euros.

Para este projeto, cuja obra começou, igualmente, este ano, disse não entender a decisão de “fazer uma obra provisória, para destruir uma outra, para a seguir recuperá-la, para depois voltar a destruir o provisório – é deitar dinheiro à rua”, uma vez que são “740 mil euros, não são sete” euros, sublinhou.

Para aquele espaço o candidato quer que “seja feito um mercado definitivo, onde no primeiro piso se mantenha na mesma o estacionamento, um outro piso, ao nível do terraço da Segurança Social, onde funcione o mercado”, e um piso superior, para “esplanadas, restauração” e no qual “funcione uma nova forma de apoiar os produtores”.

À presidência da Câmara Municipal de Viseu concorrem nestas eleições autárquicas, além de Fernando Figueiredo (IL), João Azevedo (PS), Nuno Correia da Silva (CDS-PP), Diogo Chiquelho (PAN), Fernando Ruas (PSD), Manuela Antunes (BE), Francisco Almeida (CDU) e Pedro Calheiros (Chega).

O município é liderado por Conceição Azevedo (PSD), que assumiu a presidência em abril de 2021, após a morte, devido a complicações de saúde provocadas pela covid-19, de António Almeida Henriques, que liderava a Câmara desde 2013, tendo, em 2017, conquistado 51,74% dos votos (seis mandatos), e o PS 26,46% (três mandatos).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal