Hospital de Viseu acionou o dobro de enfermarias previstas no plano

O plano de contingência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) previa cinco enfermarias para doentes covid-19 e já foram acionadas 10, disse hoje o presidente da administração, reconhecendo que foi necessário enviar doentes para outras unidades hospitalares.

“A situação é extremamente delicada, com 206 doentes internados em enfermaria, mais 14 doentes na unidade de cuidados intensivos”. Este número “tão elevado já nos levou a acionar cerca de 10 enfermarias, quando tínhamos previstas apenas cinco no nosso plano de contingência”, afirmou Nuno Duarte.

A situação fez com que a administração do CHTV tenha decidido acionar a estrutura de apoio montada no pavilhão desportivo municipal do Fontelo, em Viseu, que funciona como apoio e também enfermaria, “vulgarmente designado por hospital de campanha” para poder “expandir a capacidade do hospital para doentes covid”-19, explicou o responsável, hoje, em declarações aos jornalistas.

“Esta estrutura tem na sua globalidade 60 camas e, neste momento, ativámos para a componente hospitalar 20 camas e 10 para o apoio de retaguarda. É uma estrutura flexível e vamos ajustando de acordo com as necessidades, quer em termos sociais, quer em termos hospitalares”, adiantou.

Nuno Duarte admitiu que “o hospital já está no seu limite há algum tempo” e, por isso, tem sido “feito um esforço para atender todos aqueles que têm recorrido ao hospital” – e isso tem sido “conseguido, mas está no seu limite”, sublinhou.

Para isso, a administração teve de “suspender a atividade cirúrgica de doentes não prioritários e não urgentes” e foi “ocupando espaços que eram da área, por exemplo, de otorrino ou de ortopedia”, de onde “já foram transferidos alguns doentes para a unidade de Tondela”.

“O hospital também tem de ter um conjunto de camas destinado aos doentes prioritários como os de AVC”, que “necessitam de cirurgias urgentes”, ou aos “nossos doentes oncológicos”, áreas cuja capacidade também teve de ser aumentada”, acrescentou.

O CHTV já recorreu aos privados para acolherem doentes e, atualmente, há alguns na Casa de Saúde São Mateus e na CUF de Viseu e em Albergaria-a-Velha (no distrito de Aveiro), admitiu o responsável.

“Mas o nosso problema é que precisamos de camas covid e, neste momento, não há disponibilidade por parte dos privados de camas covid, apenas em Albergaria-a-Velha, para onde foram quatro doentes, mas que já têm a [sua] capacidade esgotada”, apontou.

Nuno Duarte reconheceu ainda que o CHTV “ainda tem capacidade na unidade de cuidados intensivos”, apesar de estar a duas camas do seu limite, mas se “a situação ficar ainda mais complexa”, acrescentou, “há já mais algumas camas preparadas e que podem ser acionadas”.

O mesmo acontecerá com a estrutura a funcionar desde esta segunda-feira no Fontelo, admitiu o presidente do conselho de administração, ou seja, “se este pavilhão encher a proteção civil já disse que há outras alternativas”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu