Hospital de Viseu acionou o dobro de enfermarias previstas no plano

O plano de contingência do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) previa cinco enfermarias para doentes covid-19 e já foram acionadas 10, disse hoje o presidente da administração, reconhecendo que foi necessário enviar doentes para outras unidades hospitalares.

“A situação é extremamente delicada, com 206 doentes internados em enfermaria, mais 14 doentes na unidade de cuidados intensivos”. Este número “tão elevado já nos levou a acionar cerca de 10 enfermarias, quando tínhamos previstas apenas cinco no nosso plano de contingência”, afirmou Nuno Duarte.

A situação fez com que a administração do CHTV tenha decidido acionar a estrutura de apoio montada no pavilhão desportivo municipal do Fontelo, em Viseu, que funciona como apoio e também enfermaria, “vulgarmente designado por hospital de campanha” para poder “expandir a capacidade do hospital para doentes covid”-19, explicou o responsável, hoje, em declarações aos jornalistas.

“Esta estrutura tem na sua globalidade 60 camas e, neste momento, ativámos para a componente hospitalar 20 camas e 10 para o apoio de retaguarda. É uma estrutura flexível e vamos ajustando de acordo com as necessidades, quer em termos sociais, quer em termos hospitalares”, adiantou.

Nuno Duarte admitiu que “o hospital já está no seu limite há algum tempo” e, por isso, tem sido “feito um esforço para atender todos aqueles que têm recorrido ao hospital” – e isso tem sido “conseguido, mas está no seu limite”, sublinhou.

Para isso, a administração teve de “suspender a atividade cirúrgica de doentes não prioritários e não urgentes” e foi “ocupando espaços que eram da área, por exemplo, de otorrino ou de ortopedia”, de onde “já foram transferidos alguns doentes para a unidade de Tondela”.

“O hospital também tem de ter um conjunto de camas destinado aos doentes prioritários como os de AVC”, que “necessitam de cirurgias urgentes”, ou aos “nossos doentes oncológicos”, áreas cuja capacidade também teve de ser aumentada”, acrescentou.

O CHTV já recorreu aos privados para acolherem doentes e, atualmente, há alguns na Casa de Saúde São Mateus e na CUF de Viseu e em Albergaria-a-Velha (no distrito de Aveiro), admitiu o responsável.

“Mas o nosso problema é que precisamos de camas covid e, neste momento, não há disponibilidade por parte dos privados de camas covid, apenas em Albergaria-a-Velha, para onde foram quatro doentes, mas que já têm a [sua] capacidade esgotada”, apontou.

Nuno Duarte reconheceu ainda que o CHTV “ainda tem capacidade na unidade de cuidados intensivos”, apesar de estar a duas camas do seu limite, mas se “a situação ficar ainda mais complexa”, acrescentou, “há já mais algumas camas preparadas e que podem ser acionadas”.

O mesmo acontecerá com a estrutura a funcionar desde esta segunda-feira no Fontelo, admitiu o presidente do conselho de administração, ou seja, “se este pavilhão encher a proteção civil já disse que há outras alternativas”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia