Grupo acusado de assaltos a empresas de média/grande dimensão do Porto e Viseu

O Ministério Público (MP) de Penafiel acusou seis pessoas de estarem envolvidas em vários assaltos a empresas de média/grande dimensão situadas principalmente nos distritos do Porto e Viseu, informou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Numa nota divulgada na sua página na Internet, a PGRP refere que em 05 de março foi deduzida acusação contra os seis arguidos, imputando-lhes a prática de um crime de associação criminosa, 35 crimes de furto qualificado (um deles na forma tentada), um crime de furto simples e um crime de dano.

De acordo com a investigação, os arguidos, que residiam em Espanha, decidiram unir esforços numa atividade conjunta, tendo-se mudado para a zona de Adoufe, Vila Real, onde arrendaram três residências e um armazém, em meados de janeiro de 2019.

Desde essa altura e até abril de 2019, “os arguidos praticaram vários crimes de furto qualificado sendo o seu alvo empresas de média/grande dimensão situadas, principalmente, nos distritos do Porto e de Viseu”, refere a PGRP.

Os investigadores dizem que os assaltantes levavam materiais de cobre e máquinas industriais, artigos informáticos e eletrónicos, como computadores, ‘tablets’, telemóveis, máquinas, e ainda qualquer quantia monetária que encontrassem.

Ainda segundo a acusação, citada na nota da PGRP, o grupo, liderado por dois dos arguidos, dedicou-se em território nacional à prática de furtos em empresas, sempre durante a noite, demonstrando “grande organização, método e profissionalismo”.

“Como resultado da atividade por si levada a cabo, os arguidos alcançam elevados proventos económicos, não lhes sendo conhecida qualquer atividade remunerada, com isso conseguido adquirir diversos veículos que utilizaram na atividade delituosa, arrendar casas e sustentar a própria família, bem como gastá-lo na aquisição de telemóveis ou gastando-o em atividades de lazer como em jogo de casino”, refere a nota da Procuradoria.

O MP requereu ainda que fosse declarado perdido a favor do Estado a vantagem patrimonial obtida no montante total de 257 mil euros.

Dos seis acusados, só quatro foram detidos, sendo que dois destes estão em prisão preventiva. Um outro arguido encontra-se preso em cumprimento de pena à ordem de outro processo e o quarto elemento está a aguardar a conclusão do processo de entrega pelas autoridades britânicas.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
2
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
3
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
4
Académico_de_Viseu
Jorge Simão já não é treinador do Académico de Viseu

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
Acidente carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal