Grupo acusado de assaltos a empresas de média/grande dimensão do Porto e Viseu

O Ministério Público (MP) de Penafiel acusou seis pessoas de estarem envolvidas em vários assaltos a empresas de média/grande dimensão situadas principalmente nos distritos do Porto e Viseu, informou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Numa nota divulgada na sua página na Internet, a PGRP refere que em 05 de março foi deduzida acusação contra os seis arguidos, imputando-lhes a prática de um crime de associação criminosa, 35 crimes de furto qualificado (um deles na forma tentada), um crime de furto simples e um crime de dano.

De acordo com a investigação, os arguidos, que residiam em Espanha, decidiram unir esforços numa atividade conjunta, tendo-se mudado para a zona de Adoufe, Vila Real, onde arrendaram três residências e um armazém, em meados de janeiro de 2019.

Desde essa altura e até abril de 2019, “os arguidos praticaram vários crimes de furto qualificado sendo o seu alvo empresas de média/grande dimensão situadas, principalmente, nos distritos do Porto e de Viseu”, refere a PGRP.

Os investigadores dizem que os assaltantes levavam materiais de cobre e máquinas industriais, artigos informáticos e eletrónicos, como computadores, ‘tablets’, telemóveis, máquinas, e ainda qualquer quantia monetária que encontrassem.

Ainda segundo a acusação, citada na nota da PGRP, o grupo, liderado por dois dos arguidos, dedicou-se em território nacional à prática de furtos em empresas, sempre durante a noite, demonstrando “grande organização, método e profissionalismo”.

“Como resultado da atividade por si levada a cabo, os arguidos alcançam elevados proventos económicos, não lhes sendo conhecida qualquer atividade remunerada, com isso conseguido adquirir diversos veículos que utilizaram na atividade delituosa, arrendar casas e sustentar a própria família, bem como gastá-lo na aquisição de telemóveis ou gastando-o em atividades de lazer como em jogo de casino”, refere a nota da Procuradoria.

O MP requereu ainda que fosse declarado perdido a favor do Estado a vantagem patrimonial obtida no montante total de 257 mil euros.

Dos seis acusados, só quatro foram detidos, sendo que dois destes estão em prisão preventiva. Um outro arguido encontra-se preso em cumprimento de pena à ordem de outro processo e o quarto elemento está a aguardar a conclusão do processo de entrega pelas autoridades britânicas.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela