Festival Textemunhos regressa ao Museu de Lamego, a partir de quinta-feira

O livro e a literatura vão, a partir de quinta-feira, ser o ponto de partida para um debate multidisciplinar sobre o papel da memória e dos museus na sociedade contemporânea, em Lamego.

Durante três dias, o festival literário Textemunhos regressará ao Museu de Lamego, com um programa preenchido por conversas abertas, encontros com escritores, exposições, leituras, cinema, dança, música e ‘workshops’.

Segundo o Museu de Lamego, a segunda edição deste festival tem “um cartaz que aposta na diversificação e internacionalização do painel de convidados, para um diálogo que se pretende alargado a outros domínios de expressão artística, entre museu e literatura”.

“Mantendo firme o propósito do festival como um espaço de construção e transformação, comprometido com o futuro, que se pretende melhor, a programação da segunda edição destina-se a revisitar ‘Sala Colonial’”, avançou.

Nesse âmbito, será alargado a outros domínios, para além da literatura, “o projeto da artista Catarina Simão, conhecida por uma prática de confronto com o Arquivo, desenvolvido no Museu de Lamego e Escola Secundária de Latino Coelho de Lamego”, acrescentou.

O programa deste ano conta com vários convidados estrangeiros, inclusive de países africanos.

 

 

“Observar a colonização e a descolonização pela lente dos países que foram o seu palco permite ampliar o quadro mental em que tudo isto se discute e introduz perspetivas, por vezes, obliteradas por um eurocentrismo enraizado, ainda que algo inconsciente”, referiu o programador do Textemunhos 2023, João Morales.

De acordo com João Morales, “o objetivo é refletir sobre as consequências das decisões no passado, amplamente identificáveis no presente, com vista a contribuir para um futuro distinto”.

O festival arrancará ao final da tarde de quinta-feira, com a inauguração da exposição “Melancolia Tropical ou a ilha que perdeu o equador”, de Daniel Blaufuks, seguida de uma conversa com o autor e com João Pedro Fonseca, um artista visual multidisciplinar que já trabalhou em teatro, ópera e dança.

À noite, no Centro de Tropas e Operações Especiais, será exibido o filme “Os imortais”, de António-Pedro Vasconcelos.

Na sexta-feira, será dedicada uma atenção especial aos alunos das escolas, primeiro com uma sessão da escritora são-tomense Olinda Beja e depois com outra do livreiro da Traga-Mundos (que este ano é a livraria responsável pela Feira do Livro que acompanha o festival), António Alberto Alves.

No mesmo dia, haverá uma conversa em torno do documentário “Sala colonial”, realizado por Catarina Simão, que estará à conversa com José Roseira.

“Este momento do festival é complementado com ‘O amor em tempo colonial’, uma leitura de textos pelo ator João Pereira e pela professora universitária Maria Cláudia Henriques, contextualizados por esta docente”, explicou o Museu de Lamego.

A conversa “Partir incerto, voltar outro”, a performance “Asas com raízes” e uma “narrativa visual e emocional que utiliza movimentos corporais para transmitir mensagens e emoções” intitulada “Herança colonial” são outros pontos do programa.

O festival encerrará com o concerto “Sons em viagem”, do músico e compositor nómada natural da Letónia Reinis Jaunais.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu