Exposição de pirogravura patente no museu municipal em Carregal do Sal

703

Rui Manuel Agria dos Santos é o autor da exposição de pirogravura que está patente, até ao final de fevereiro, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria, em Carregal do Sal.

Segundo um comunicado de imprensa do município, Rui Agria dos Santos nasceu em 1952, em Moçambique, e chegou a Portugal em 1976, onde desenvolveu a sua atividade profissional e se dedicou também ao desporto, à radiofonia e à vida associativa.

“A fotografia é uma das suas paixões, tendo recebido menções honrosas como participante em diversos concursos. É, no entanto, através da pirografia que Rui Agria primordialmente manifesta a expressão da sua veia e criação artística”.

Pirografia é a “arte de decorar madeira ou outro material com um instrumento que trabalha a quente as matérias-primas” e na obra deste artista é possível ver “quadros que se assemelham a fotografias”.

“Tal é o rigor, definição e expressão nos pormenores que demonstram o seu estado emocional e predisposição momentânea para a execução dos mesmos, definindo sempre através da imagem o objetivo da sua criação”.