Exposição das Crianças à violência Interparental

1764

O Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal irá realizar em parceria com a CPCJ de Viseu o “Workshop Formativo – Exposição das Crianças à Violência Interparental: Avaliar para Intervir”, que decorrerá nos dias 6 de outubro de 2020 entre as 14h e as 17h e no dia 8 de outubro entre as 9h30 e as 12h30, em formato online, através da plataforma Zoom (duração total de 6 horas).

O workshop é dirigido aos técnicos das CPCJ do distrito de Viseu, outros profissionais da área da infância e juventude e demais interessados. As inscrições são gratuitas mas devem ser realizadas obrigatoriamente através do formulário de inscrição. O critério de seleção dá prioridade aos membros das comissões restritas e alargadas das CPCJ do distrito de Viseu, aplicando-se também a ordem de receção das inscrições.

A ação terá como objetivos: Identificar diferentes formas de mau trato infantil; Descrever algumas abordagens teóricas sobre a violência interparental e a forma como esta, de acordo com diferentes perspetivas, afeta o ajustamento da criança/jovem, a ela exposta; Apresentar alguns estudos e dados sobre a violência interparental; Analisar a construção da violência interparental pela criança no contexto familiar; Descrever o impacto da exposição à violência interparental no ajustamento global da criança/jovem e identificar a sintomatologia apresentada; Compreender as variáveis mediadoras do impacto e analisar fatores de proteção e suporte social; Relacionar a violência interparental com o exercício da parentalidade; Identificar os recursos disponíveis na prevenção, sinalização de casos de crianças/jovens expostos à violência interparental; Estruturar um processo avaliativo e um plano de segurança; Distinguir entre uma intervenção individual e uma intervenção em grupo, em função de determinadas variáveis.

O workshop será dinamizado por Maria Luís Machado: Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Jurídica. Experiência académica na Unidade Funcional de Psiquiatria e Psicologia Forense do Hospital Magalhães Lemos. Tem investigado na área do divorcio, conflito parental e responsabilidades parentais, tema sob o qual desenvolveu a sua dissertação de mestrado em psicologia jurídica. Tem participado, como oradora, em eventos científicos nacionais e internacionais. Experiência profissional como psicóloga na Unidade de adultos, crianças e adolescentes da Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa e em consultório privado. Perita na unidade de psicologia forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da Universidade Fernando Pessoa. Formadora certificada pelo IEFP. Publicações cientificas no âmbito do divorcio, conflitualidade parental, alienação parental e responsabilidades parentais. Formadora no Instituto CRIAP nas áreas da violência doméstica e vitimação sexual. Colaboração na APAV (como voluntaria) – Rede Care – Apoio a crianças e jovens vitimas de abuso sexual e famílias.

O prazo de receção de inscrições termina a 2 de outubro de 2020.