EDUCARTE regressa à Quinta da Cruz com arte, natureza e gastronomia

Iniciativa, na segunda edição, oferece programa gratuito e inclusivo, com 70 atividades

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu acolhe, até 16 de junho, a segunda edição do EDUCARTE – Festival de Práticas Artísticas.

Em 2019, o Município de Viseu, em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual de Viseu (APECV) e a Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS), traz ao museu municipal e aos seus jardins um programa eclético, inclusivo e gratuito com 70 atividades artísticas e educativas, para toda a comunidade.

Os primeiros dias do Festival, foram dedicados em exclusivo à comunidade escolar e associações do concelho, designadamente das de carácter social. Estima-se a participação diária de, pelo menos, 250 crianças e jovens. Viseenses, famílias e visitantes terão a oportunidade de participar do EDUCARTE no fim-de-semana, dias 15 e 16 de junho.

“O Festival EDUCARTE conquistou um lugar na programação anual da Quinta da Cruz, em Viseu, não só pela sua relevância artística e cultural, mas também pela crescente mobilização da comunidade, alunos, viseenses e visitantes. Este ano, torna-se também uma referência de inclusão pelas artes”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

As artes performativas e visuais e a educação ambiental são os três grandes enfoques temáticos do programa que, este ano, incorpora no conjunto de atividades a Gastronomia, enquanto ponto de partida para a exploração de práticas artísticas diversas, entre elas a ilustração.

Das 70 atividades propostas, que visam despertar a ligação entre as mais diversas manifestações artísticas e o público, destaque para oficinas criativas, de leitura, teatro, ilustração, culinária, construção de marionetas e dedicadas ao ambiente e biodiversidade. Temas que permitirão aos visitantes explorar não só o museu, mas também espaços no exterior, nomeadamente as hortas pedagógicas.

“Este festival traz uma mensagem simples e urgente: a arte é livremente de todos e para todos, e não um território de exclusivos ou de nicho”, explica o Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado. “A participação é a marca do EDUCARTE. Participação de artistas, crianças, jovens e professores, de utentes de associações sociais na área da deficiência, de famílias ou visitantes acidentais”.

A par das oficinas, espetáculos e performances preenchem também o convite a toda a família.

Associam-se a estas manifestações e realizações a designer Raquel Balsa, a ilustradora Rosário Pinheiro, a Zunzum – Associação Cultural, o Coletivo Tuia de Artifícios, o Teatro e Marionetas de Mandrágora, a Associação Quint’Oficina, o formador Gabriel Silva (membro da ASPEA Viseu), e as artistas Enne Marx e Estrella Luna Muñoz. A Coleção Arqueológica José Coelho, através do seu Polo Arqueológico de Viseu (PAV), e o Museu do Linho de Várzea de Calde, associam-se também ao programa.

Por ocasião desta edição, também o Centro de Arte Contemporânea abre portas a uma nova exposição, pelas 16h00 de sábado, dia 15.  “Try Thinking Like a Tree”, de António Silva, é um projeto de residência artística que faz do património natural e arbóreo da Quinta da Cruz o protagonista de um conjunto de 10 desenhos de grande formato e uma pintura mural.

Enquanto ponto de incubação de diversos projetos, o Centro de Arte Contemporânea acolhe também, ao longo dos dias do Festival, uma mostra de projetos artísticos, realizados pelos alunos finalistas do curso de Arte Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação de Viseu.

O EDUCARTE – Festival de Práticas Artísticas de Viseu visa criar uma ligação singular ente a arte, a educação não formal e a comunidade. O objetivo é, através das artes contemporâneas, proporcionar aos participantes oportunidades únicas para a construção de espaços interrelacionais, ao explorarem identidades e criarem sentidos de pertença, consciência social e ambiental.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia