Dia do Município comemorado numa versão mais reduzida

Sessão solene que assinala tradicionalmente o Dia do Município terá assistência limitada, mas os viseenses poderão acompanhar em direto nas redes sociais

O Município de Viseu celebrará o seu Dia, com solenidade, mas numa versão mais reduzida e com transmissão em direto, devido à evolução da pandemia da COVID19.

As alterações ao programa já anunciado prendem-se, essencialmente, com a Sessão Solene Comemorativa, que terá lugar no Viriato Teatro Municipal, a partir das 12 horas de segunda-feira. A cerimónia realiza-se num formato mais simbólico e minimalista, apenas com a presença dos 11 homenageados, os Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, e um representante de cada grupo político destes órgãos. “Não podemos deixar de celebrar o dia mais importante do município e homenagear aqueles que, no último ano, tanto fizeram por Viseu, com uma assistência presencial muito reduzida”, afirma António Almeida Henriques, Presidente do município.

Recorde-se que, este ano serão distinguidos, com a Medalha Municipal de Mérito, José Alberto Ferreira, Diogo Rocha – que este ano recebeu uma estrela Michelin -, o Padre José Morujão, Fernando Batista e Manuel de Sousa Sá Correia – a título póstumo. Distinguido em 2019, será também homenageado o Professor Galopim de Carvalho. No que respeita às instituições, receberão a Medalha Municipal de Mérito a Casa das Beiras de Toronto, a Escola Agrária de Viseu – por ocasião do 25º aniversário -, e os Leões da Beira, que este ano celebram 50 anos de vida. No ano em que a cidade de Viriato elegeu o cinema e a fotografia como motes e expressões de valorização cultural, marketing territorial e promoção turística, serão também homenageados José Alfredo e o Cine Clube de Viseu.

Face aos condicionalismos, a autarquia vai assegurar a transmissão da Sessão Solene, que os viseenses poderão acompanhar em direto através da página do Facebook do Município de Viseu. A segunda parte da cerimónia, prevista para a tarde de segunda-feira e que incluía homenagens aos colaboradores, foi recalendarizada e transformada num formato capaz de garantir maior segurança. Assim, a atribuição das Medalhas Municipais aos colaboradores da autarquia com 15, 20 e 30 anos de serviço, decorrerá na próxima sexta-feira, dia 25 de setembro, no salão Nobre dos Paços do Concelho. Será realizada por grupos, com um número diminuto de pessoas, e com a presença dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

O restante programa do Dia do Município – que inclui a Missa de São Mateus, a conferência “Quartzo, a primeira matéria-prima”, o concerto da Orquestra Juvenil de Viseu e, ainda, a tentativa de entrar no livro de recordes do Guiness com o maior vestido do mundo – mantem-se, respeitando naturalmente todas as regras e orientações definidas pela DGS e a Autoridade de Saúde local.

O Município de Viseu pretende, desta forma, apelar a uma consciência e civismo ativos da população. “Temos, naturalmente, a obrigação de reduzir ao máximo os riscos e transmitir uma mensagem consistente de prevenção e alerta social. Mas, como já tive oportunidade de referir, não podemos baixar os braços. Temos de ser capazes de conviver com o vírus, protegendo-nos a nós e aos outros. Algo que, aliás, a cidade de Viseu tem feito com sucesso nos últimos meses e nas várias iniciativas que tem levado a cabo”, conclui António Almeida Henriques.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia