Uma mulher de 48 anos foi detida por suspeita de ter ateado quatro incêndios florestais na localidade de Vila Cova à Coelheira, no concelho de Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ explicou que a suspeita agiu “em conjugação de esforços” com um homem, que já tinha sido detido no dia 05 de setembro e que ficou em prisão preventiva por outros dez crimes de incêndio florestal.
Os dois, “através do uso de chama direta”, atearam os quatro incêndios em Vila Cova à Coelheira, “em zona com vasta mancha florestal confinante com a zona urbana, provocando uma área ardida que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos meios de combate”, considerou.
Segundo a PJ, os quatro incêndios ocorreram entre as 11:30 e as 12:00 de 27 de agosto, tendo a atuação de ambos colocado “em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e floresta”.
A detenção da mulher foi feita pela PJ, através da Diretoria do Centro, com a colaboração do Núcleo de Proteção do Ambiente da GNR de Moimenta da Beira, do posto da GNR de Vila Nova de Paiva e do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural do Centro.