Dão Primores de regresso a Viseu com excelentes vinhos e conferência internacional sobre rótulos

O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão disse à agência Lusa que a edição deste ano da Dão Primores, em Viseu, conta com “excelentes” vinhos e que em destaque na conferência internacional vão estar os rótulos das garrafas.

“No setor consideramos um contrassenso colocar rótulos no vinho como acontece nos cigarros, ou seja, a dizer que ‘o álcool mata’, mas, tendo em conta a discussão que está a acontecer na Europa, também nós vamos falar disso”, assumiu Arlindo Cunha.

O presidente da CVR Dão disse à agência Lusa que “há grupos ativistas fundamentalistas em alguns países da Europa” que “defendem que se deve colocar nos rótulos mensagens de que o álcool mata”.

“E dentro da comissão europeia há uns setores que, aparentemente, tendem a alinhar com isso, o que é uma tontaria, porque o vinho é um produto natural e, como todas as coisas, as pessoas têm de saber o que podem e não podem beber”, defendeu.

Arlindo Cunha lembrou que Portugal tem um programa que alerta para os perigos do excesso de consumo de álcool, como é o caso do ‘beba com moderação’, e que “não justifica este alarmismo”.

“Parece que as pessoas se esquecem que o vinho não é álcool destilado, é um produto natural. Cientificamente, é defendido como um produto que, bebendo com moderação, faz bem à saúde, dependendo dos casos, mas isso é como tudo”, apontou.

Para o debate deste ano do Dão Primores, na sexta-feira, no Instituto Politécnico de Viseu, estão confirmados nomes nacionais e internacionais ligados ao setor, desde enólogos e investigadores, a responsáveis por projetos portugueses e estrangeiros.

Esta “dimensão técnico-científica” do Dão Primores conta com oradores como Diana Snowden Seysses, Marta Juega Rivera, Sofia Vaz, Jacques Gautier, Nelson Machado, Simon Stannard, Ana Isabel Alves e Anabela Alves.

E ainda Paulo Amorim, Ana Rodrigues, Cátia Pinto, Raúl Morais, Edoardo Erlini, Rogério Nogueira, José João Santos, João Pedro Reis, Luís Sequeira, Vítor Castanheira, Pablo Naumann, Victoria González e Bernardo Gouvêa.

No sábado, o Solar do Vinho do Dão acolhe “muita animação com provas de vinhos livres e comentadas com gastronomia tradicional da região para qualquer cidadão ter acesso aos vinhos da última colheita”.

“Temos o concurso do produtor, só da última produção, não há de outros anos, porque o objetivo principal do Dão Primores é dar a conhecer a última colheita e, este ano, há vinhos muito bons”, destacou.

No seu entender, “os vinhos tintos, nesta altura, ainda não mostram o que são, o que é normal, mas os brancos e os rosés já estão e há excelentes vinhos, muito bons, para provar” ao longo da tarde de sábado.

As provas comentadas contam com a presença de Cláudia Camacho, “a primeira mulher perfumista independente em Portugal”, António Pina, enólogo natural de Penalva do Castelo, e Mafalda Perdigão, produtora e promotora de vinhos em Viseu.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-248395
Eco-lavagem, como tornar a limpeza do seu carro em Portugal amiga do ambiente
2
Grafica Con logo de U las palmas
ASICOTUR CONFIRMA AGENDA INTENSA PARA O TIANGÜIS
3
SM REY de ESPAÑA
El Rey de España, Felipe VI, preside un año más el Comité de Honor de Termatalia 2024
4
pexels-sora-shimazaki-5938291
A Importância da Saúde Oral

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Acidente carro
CINFAES
santa comba dão
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia