Criada rota de 280 km por "Montanhas Mágicas" de sete concelhos do Norte e Centro

Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra inauguram a 01 de julho um percurso pedestre através de quatro serras e seis rios, numa extensão global de 280 quilómetros.

Envolvendo território das regiões Norte e Centro do país, a nova Grande Rota das Montanhas Mágicas – GR60 foi delineada pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, após uma pesquisa que envolveu também a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, o Turismo do Porto e Norte e o Turismo do Centro.

O presidente da ADRIMAG, João Carlos Pinto, diz que esse trajeto circular foi “desenhado para os amantes do turismo de natureza e de aventura”, e acredita que, pela qualidade da paisagem, pela diversidade do património abrangido e pela estruturação do percurso, o novo produto turístico rapidamente se tornará “uma referência nacional e internacional” entre apreciadores de BTT e caminhada.

A Grande Rota das Montanhas Mágicas atravessa as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, assim como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira, numa extensão que cruza percursos da Rota da Água e da Pedra e ainda quatro zonas classificadas como Rede Natura 2000.

Essas últimas quatro áreas, sujeitas a proteção especial por serem habitat de espécies selvagens ameaçadas, representam, aliás, juntamente com o Geoparque de Arouca, classificado pela UNESCO como património geológico da Humanidade, “mais de 50% da área total da Grande Rota”.

João Carlos Pinho refere alguns dos pontos de particular interesse ao longo do percurso: 10 povoados classificados como “Aldeia de Portugal”; estruturas em escarpas antes inacessíveis, como os Passadiços do Paiva; diversas casas senhoriais, solares, santuários e calvários; ruínas de complexos mineiros como os do Braçal e de Chãs; os balneários termais de São Pedro do Sul e Carvalhais; vários museus, oficinas de artesanato e centros de interpretação; e florestas pontuadas por geossítios, cascatas, lagoas e albufeiras.

Com um desnível situado entre os 53,7 e os 1.209 metros, a GR60 envolve um total de 96,4 quilómetros de subida e 108,9 de descida – sendo que, no percurso completo, o trajeto em bicicleta é de 280 quilómetros, enquanto a caminhada só implica 275.

João Carlos Pinho realça à Lusa que quem se lançar nessa viagem deve fazer uma “leitura atenta” da sinalética exibida ao caminho, uma vez que o novo traçado “cruza-se e, em muitos casos, sobrepõe-se ao de percursos pedestres de pequena ou grande rota já existentes nos sete concelhos das Montanhas Mágicas”.

Em todo o caso, o presidente da ADRIMAG defende que a GR60 proporciona “uma imersão total no território”, constituindo, por um lado, uma experiência enriquecedora para ciclistas e caminhantes, e, por outro, um fator de valorização para os agentes económicos da região.

Na medida em que completar todo o trajeto demorará entre oito a 14 dias, o que levará o visitante a optar por uma estada prolongada no território ou por visitas sucessivas a vários pontos do mesmo, a nova GR60 irá “dinamizar toda a economia dos concelhos atravessados pelo traçado”, beneficiando “desde a restauração à hotelaria, passando pelo comércio e pelas empresas de animação turística”.

Para o planeamento antecipado dessa experiência, a ADRIMAG criou a aplicação telefónica “Grande Rota das Montanhas Mágicas”, que inclui mapas, vídeos, fotos, perfis de elevação e descrições das várias etapas do percurso.

Sinalizando todas as etapas de BTT e pedestres da GR60, a ‘app’ lista ainda aspetos como unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração e serviços de transporte, ‘transfer’ e aluguer de bicicletas.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia