Concurso para a contratação de recenseadores para o Censos 2021. Prazo de inscrição alargado

1811

Inicialmente previsto para 15 do corrente mês de fevereiro, foi alargado até dia 21, também deste mês, o prazo limite para a formalização de candidaturas para a contratação de recenseadores do XVI Recenseamento Geral da População e do VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional realizada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), cujo trabalho no terreno começará no próximo mês de abril.

O contrato de prestação de serviços terá a duração de cerca de 2 meses (entre abril e junho de 2021) e o pagamento pelos serviços prestados vai variar em função dos resultados apresentados. Um recenseador com 600 alojamentos atribuídos e que termine o seu trabalho em 6 semanas receberá em média cerca de 1.500 euros.

Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet.

A dimensão desta operação estatística vai implicar o recrutamento de cerca de 11 mil recenseadores dispersos por todo o país, que serão, resumidamente, responsáveis por:

– Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;

– Assegurar a totalidade das respostas;

– Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;

– Recolher/confirmar a informação de edifício;

Formulário de candidatura e mais informações disponíveis aqui.