Comemoração do Dia do RI14 – 19 de março

O Regimento de Infantaria N.º 14 (RI14), sediado em Viseu, assinalou o seu aniversário no dia 19 de março. Este ano, face à atual situação pandémica da COVID-19, as atividades alusivas ao momento, presididas pelo Comandante do RI14, Coronel de Infantaria José Manuel dos Santos Sá, cingiram-se às Cerimónias do Hastear da Bandeira Nacional e de Homenagem aos Mortos em Combate, com a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Mortos.

A interação com a sociedade e antigos militares foi realizada através das plataformas digitais. Ao longo da semana foram divulgados vários vídeos, destacando-se a História do RI14, a apresentação dos Símbolos Nacionais e uma visita virtual à sua Coleção Visitável. Dois momentos musicais online, gravados pela Orquestra Ligeira do Exército (OLE), marcaram as comemorações de 2021: o “Hino do RI14”, especialmente dedicado a todos os Viriatos, e “Viseu Senhora da Beira” em homenagem a todos os viseenses. Foi ainda realizada uma eucaristia pelo Capelão do RI14, em homenagem às vítimas do COVID.

Como balanço do último ano, destacam-se as atividades realizadas no âmbito da prevenção e do combate à COVID-19, tendo disponibilizado pessoal, material e executado tarefas no esforço do Exército. Reforçou o Hospital das Forças Armadas, no Polo do Porto e em Lisboa, com militares do serviço de saúde ao longo de quase dois meses, com apoios ainda a decorrer. Cedeu 250 camas para infraestruturas de apoio de retaguarda, ainda empenhadas,  e instalou cinco tendas de reforço a instalações. Constituiu um centro logístico do RI14, onde foram armazenados, embalados e distribuídos 22,7m3 de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Solução Antissética de Base Alcoólica (SABA), tendo empenhado 96 militares, 45 viaturas e percorrido mais de 2.000km. Foram realizadas 334 ações de sensibilização em boas práticas higiénico-sanitárias a uma audiência de 5.429 cidadãos, envolvendo 703 militares e 330 viaturas, que percorreram 30.910 km. Dez militares do RI14 constituíram duas Equipas de Descontaminação de Viaturas durante um mês e meio. Os militares do RI14 realizaram ainda ações de reconhecimento e desinfeção de instalações, tendo ainda formado 64 funcionários municipais para estes realizarem ações de desinfeção. Nas instalações do RI14 foram preparadas Áreas de Isolamento e disponibilizado espaço para armazenamento de retaguarda de equipamentos do Hospital de Viseu, ainda a decorrer.

Ao nível das missões e tarefas de índole operacional, através do seu 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, salientam-se a realização dos Exercícios MARTE, ORION e VULCANO. Militares do RI14 aprontaram e cumpriram missão nos Teatros de Operações do Afeganistão, com 60 militares, e da República Centro-Africana, com 12 militares.

Na área da formação, destaca-se o regresso das incorporações após 16 anos, tendo ministrado 05 Cursos de Formação Geral Comum de Praças do Exército, tendo incorporado 130 cidadãos, dos quais 19 femininos, dos quais Juraram Bandeira  98 Soldados de Portugal, 85 masculinos e 13 femininos.

Parabéns a todos os militares e funcionários civis que prestam ou prestaram serviço no RI14, honrando a sua divisa “Cuja fama ninguém virá que dome”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal