CIM Viseu Dão Lafões quer uma região moderna e inovadora

2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões realiza um seminário de ‘Modernização e Inovação na Administração Pública Local’ no próximo dia 6 de junho, quinta-feira, às 9h30, no Montebelo Congress Hotel, em Viseu. A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória aqui http://cimvdl.pt/form/form.php?id=4.

O seminário realiza-se no âmbito da candidatura de “Modernização Administrativa na Região Viseu Dão Lafões – Um modelo, 14 municípios”, financiada pelo programa operacional CENTRO2020, com um valor superior a 2,5 milhões de euros, que serão aplicados na transformação digital, melhoria da eficiência e no aumento da transparência dos municípios da região.

Num contexto em que a sociedade se transforma, interconecta e automatiza, absorvendo tecnologias digitais, os serviços públicos devem, eles próprios, promover a sua transformação digital, adequando-se às necessidades dos cidadãos e das empresas.

“O crescente emprego das tecnologias digitais em todos os setores da sociedade, projeta a necessidade, cada vez mais urgente, de que todos os seus cidadãos tenham acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação e competências digitais para as utilizar”, refere Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Dão Lafões.

Assegurar a generalização do acesso equitativo às tecnologias digitais a toda a população, para obtenção de informação, comunicação e interação, promovendo a participação cívica e envolvendo toda a sociedade, tornou-se num dos principais desafios das autarquias.

Sob o mote da transformação digital e inovação dos serviços públicos e do estímulo à participação e inclusão dos cidadãos, o seminário de Modernização e Inovação na Administração Pública Local pretende dar uma perspetiva de como uma estratégia adequada, suportada pelas melhores soluções, pode ser utilizada para promover o envolvimento dos cidadãos na gestão dos territórios e simplificar a sua relação com as autarquias.