CIM Viseu Dão Lafões com 3,4 ME para combater insucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje que foi aprovada a sua candidatura a fundos europeus para os “Planos inovadores de combate ao insucesso escolar II”, um investimento de aproximadamente 3,4 milhões de euros (ME).

“A educação é o pilar estrutural de qualquer sociedade e, consequentemente, o motor responsável pela evolução e transformação de todos os territórios”, defende o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, num comunicado de imprensa.

Segundo o também presidente da Câmara de Viseu essa é a razão pela qual a CIM Viseu Dão Lafões tem “uma forte aposta em projetos educativos e uma preocupação constante em promover o sucesso educativo e contribuir para o desenvolvimento de competências transversais dos(as) alunos(as)”.

“Cremos que, desta forma, contribuímos para a criação de futuros adultos mais qualificados e capazes”, afirma Fernando Ruas, que vê na aprovação desta candidatura a “continuidade de diversas iniciativas de capacitação e promoção da educação e da qualificação da região”.

A título de exemplo, o autarca aponta o projeto Valoriza-te, que tem sido desenvolvido em articulação com os municípios, os agrupamentos de escolas e os centros de formação de professores.

Segundo a nota, a candidatura agora aprovada, desenvolvida no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2020, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, “procura dar continuidade ao trabalho já desenvolvido” pela CIM.

E “consubstancia um plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar”, refere a nota de imprensa da CIM, que tem neste plano “um instrumento de coordenação e planeamento intermunicipal capaz de potenciar as redes colaborativas de escolas e municípios”.

Isto, acrescenta, “através da partilha de recursos e da convergência de ações orientadas para a superação das limitações e/ou problemas educativos comuns” aos 14 municípios que integram a CIM Viseu Dão Lafões, assim como os agrupamentos de escolas da região.

Entre as atividades a dinamizar nas escolas do território, a CIM Viseu Dão Lafões destaca projetos no domínio da literacia ambiental, do empreendedorismo, das ciências e da educação financeira.

“O futuro é amanhã”; o “Laboratório Móvel das Ciências: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões”; “Wanted – Escolas Empreendedoras em Viseu Dão Lafões”; “Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafões” e “No Poupar Está o Ganho”, são os nomes dos projetos em causa.

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
2
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
3
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

pexels-blooddrainer-566496
Viseu Sé
polícia psp
espetáculo teatro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Académico_de_Viseu
Marítimo empata em Viseu e falha acesso ao play-off de subida à I Liga
tondela
AVS perde, mas garante play-off de subida com empate do Marítimo
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015