Centro hospitalar de Viseu com "dia histórico" ao não registar óbitos

Esta terça-feira foi “um dia histórico” no Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) tendo em conta que foi a primeira vez este ano que não foram contabilizados óbitos por covid-19, anunciou hoje o diretor clínico.

“Temos 116 internados, 95 em enfermaria e 21 em cuidados intensivos e é o primeiro dia em que não temos mais de 100 na enfermaria. É um dia muito bom. E também foi o primeiro dia com zero óbitos em 2021 o que também é um dia histórico para nós”, destacou Eduardo Melo.

Em conferência de imprensa, para explicar a desativação da unidade de internamento do Fontelo, a funcionar desde 18 de janeiro num pavilhão municipal, o diretor clínico do CHTV revelou também que hoje, na unidade hospitalar de Tondela, “foi retomada a cirurgia em ambulatório, uma vez que não implica a utilização de camas de internamento”.

“Esperemos que para a semana haja condições para desencadear mais atividades, vamos ver qual a evolução. Para já está tudo a evoluir favoravelmente, mas não podemos tomar passos precipitados e depois ter de reativar enfermarias, temos feito esta desativação de forma progressiva”, afirmou.

O diretor clínico disse que foram admitidos “em janeiro mais de 700 doentes covid e isso tornou impossível manter grande parte da atividade não covid”, mas “à medida que estes números decrescem, como estão neste momento a decrescer”.

“Vamos retomando progressivamente a atividade não covid, ela vai ser sempre ajustada, semana a semana, em função das possibilidades do hospital”, explicou Eduardo Melo.

Apesar de considerar que o CHTV está “numa fase de recuperar a normalidade”, avisou que continua “sem condições de retomar a atividade em pleno, até porque a área dos cuidados intensivos ainda se encontra sob grande pressão”.

“Já encerrámos três enfermarias que estavam alocadas ao tratamento covid”, acrescentou este responsável que admitiu “fechar uma quarta” enfermaria ainda esta semana, “caso se mantenha o decréscimo dos números” de doentes infetados.

Entre 18 de janeiro, data em que recebeu os primeiros doentes, e 18 de fevereiro, quando terão altas os últimos três utentes que hoje permanecem no Pavilhão Municipal do Fontelo, passaram por esta unidade de internamento “70 doentes na parte clínica e 14 utentes na parte social”.

Assim, continuou, esta estrutura “deixou de ser necessária” o que considerou “um ótimo sinal” e, tendo em conta que “foi criada para aliviar o hospital”, neste momento, “não é rentável ter uma estrutura com esta dimensão que envolve múltiplas estruturas, porque é complexa, para acolher um pequeno número de utentes”.

“Vamos manter a estrutura em prontidão, porque como sabemos a pandemia é uma incógnita. Neste momento, estamos a ter os excelentes efeitos do confinamento, mas temos de nos manter em prontidão para uma eventual necessidade”, assumiu Eduardo Melo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
2
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
3
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal