Centro Hospitalar de Tondela-Viseu Não Paga Horas de Qualidade a Assistentes Operacionais

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Viseu (CCDV-BE) tomou conhecimento que o Centro Hospitalar de Tondela Viseu (CHTV) não paga suplementos de horas de qualidade (trabalho noturno, fins de semana e feriados) às assistentes operacionais da central telefónica e balcão de informações.

Os suplementos não são pagos desde 2015, devido a uma norma que remonta ao Orçamento de Estado de 2013. Segundo a interpretação do CHTV sobre esta norma as funções destas trabalhadoras não são de apoio direto à prestação de cuidados de saúde e, como tal, não têm direito ao pagamento de horas de qualidade.

Estas funcionárias, além de receber e encaminhar todas as chamadas do exterior, têm dentro das suas responsabilidades o contacto com familiares de doentes, bombeiros, polícia e outras instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre outras entidades, desempenhando um papel que só pode ser entendido como fulcral para o bom funcionamento do hospital e para a garantia das condições essenciais na prestação de cuidados de saúde a todos os utentes.

Agrava o sucedido o facto de a mesma lei poder estar a ser aplicada de formas diferenciadas a diferentes categorias profissionais e em diferentes instituições do SNS.

Em Maio de 2017 as funcionárias expuseram através de carta a situação ao Presidente da República e ao Primeiro Ministro. Em ambos os casos a resposta foi a de que o assunto iria ser reencaminhado, não tendo sido apresentada qualquer solução até à data.

Este é uma caso de injustiça que preocupa o Bloco de Esquerda, que já questionou o Governo sobre o assunto. O BE promoverá ainda, junto dos sindicatos competentes e da administração do centro hospitalar, o diálogo necessário na procura de uma resolução para este o problema.  O BE continuará a aprofundar e acompanhar de perto o caso de Viseu.

Bloco de esquerda – Viseu

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia