Campanha #SERJOVEMEMCASA para incentivar e promover projetos online de e para jovens *A iniciativa pretende criar uma rede de partilha de oferta de atividades através das tecnologias de informação e comunicação

1514

No Dia Europeu da Informação aos Jovens, que se assinala hoje, dia 17 de abril, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), ativa a campanha #SERJOVEMEMCASA, com propostas de atividades, oficinas e informações disponíveis para a juventude.

 

Num contexto em que milhares de jovens se encontram nas suas casas, o tempo passado em confinamento não tem de ser privado de um conjunto de estímulos, nomeadamente no que se refere à procura ativa de informação, ao pensamento crítico, assim como à aquisição de competências e experiências enriquecedoras para o percurso dos/as jovens enquanto cidadãos/cidadãs participativos/as no exercício da sua cidadania.

 

Esta campanha decorrerá nas várias plataformas do IPDJ, através do seu novo Portal e das suas redes sociais, Instagram e Facebook. Será disponibilizado, diariamente, um conjunto alargado de informações dirigidas à população jovem, mas também de iniciativas e atividades que possam enriquecer o seu tempo livre. Durante este dia que marca o lançamento da campanha estarão disponíveis conteúdos acerca do Dia Europeu da Informação aos Jovens, de programas do IPDJ, vídeos e a calendarização dos webinars.

 

Durante a campanha estará disponível informação acerca de respostas que o IPDJ já disponibiliza e que o qualificam enquanto entidade pública no sector da juventude, nomeadamente a saúde e bem-estar juvenil, o associativismo e programas cujas candidaturas se encontram a decorrer. Nesta campanha pretende-se, também, criar um espaço de partilha de informação útil proveniente de fontes fidedignas para a juventude.

 

 

 

 

Existirá, também, um conjunto de atividades, oficinas, webinars e momentos de partilha de informação para os jovens e que irá ao encontro dos seus interesses e motivações, como por exemplo oficinas ligadas às artes, à criação de conteúdos ou ainda a um estilo de vida mais ecológico. Terão lugar debates sobre questões que têm impacto na juventude, abordar-se-á a questão da segurança online, os direitos da juventude, entre muitas outras.

 

A campanha conta com a participação e um enorme comprometimento de todo o tecido associativo jovem. Diversas associações de norte a sul do país aderiram à campanha #serjovememcasa e disponibilizarão as suas atividades para a juventude a nível nacional, tratando-se por isso de uma campanha diversificada nos conteúdos que se compromete apresentar.

 

A primeira semana de campanha contará com workshops e desafios artísticos, oficinas de autoconhecimento ou, ainda, uma aula de italiano lúdica. A campanha contará também com conteúdos destinados a profissionais de juventude, nomeadamente um webinar sobre a prevenção da radicalização violenta na juventude e o IPDJ disponibilizará informação útil no que diz respeito aos seus programas e a sua adaptabilidade em tempos de pandemia.

 

Os jovens são agentes de mudança, mas também de esperança para com o presente e o futuro.