Câmara de Viseu reativa serviço gratuito de entrega de refeições

O serviço de entrega de refeições dos restaurantes feito por taxistas vai ser reativado na sexta-feira no concelho de Viseu e funcionará gratuitamente sete dias por semana durante o confinamento motivado pela covid-19, disse hoje o presidente da Câmara.

“O Viseu Entrega tinha funcionado nos três fins de semana em que os munícipes não podiam sair de casa a partir das 13:00 de sábado. Agora, funcionará sete dias por semana, ao almoço e ao jantar, enquanto durar o confinamento”, explicou Almeida Henriques à agência Lusa.

Nesses três fins de semana, foram feitas perto de 800 entregas de refeições, tendo a Câmara de Viseu pago dez mil euros aos taxistas pelo serviço.

“Estimo que este apoio possa custar perto de 40 mil euros. Mas é um apoio direto que damos aos restaurantes, aos taxistas e às famílias que estão confinadas em casa”, justificou.

O Viseu Entrega funciona através de uma plataforma em que estão os restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa.

Almeida Henriques disse que também a linha de emergência social Viseu Ajuda, que tem como objetivo auxiliar na resposta a bens e serviços básicos e urgentes, voltará a funcionar sete dias por semana.

Depois do confinamento, esta linha passou a funcionar cinco dias por semana, dentro do horário de expediente.

“Agora, volta outra vez a um regime de exceção, com todos os serviços que tínhamos criado, desde apoio social, alimentar e medicamentoso, a ir buscar compras ao supermercado, até pequenas reparações”, afirmou o autarca, acrescentando que também será dado apoio psicológico.

Segundo Almeida Henriques, também se espera que, através do Viseu Compra, as 38 lojas participantes “consigam continuar a faturar pela venda à distância”.

A autarquia decidiu ainda manter aberta a ecopista e os parques destinados ao exercício físico individual e o mercado municipal.

Já a feira semanal, que se realiza às terças-feiras, “vai ser aberta só para produtos alimentares”, explicou.

Os cemitérios serão encerrados e, no âmbito do desporto e cultura, serão mantidas atividades pela via digital, acrescentou.

Almeida Henriques disse que, até ao final de setembro de 2020, o concelho de Viseu tinha registado 300 casos de covid-19, dois óbitos e estavam onze pessoas internadas no hospital, nenhuma das quais nos Cuidados Intensivos.

“Três meses e meio depois, temos 3.509 casos no concelho, 52 óbitos, 175 internados, 11 nos Cuidados Intensivos. Isto reflete bem a forma como a pandemia evoluiu no concelho”, frisou.

O autarca referiu que, desde quarta-feira, o Pavilhão do Fontelo – que acolhe uma unidade de retaguarda que poderá ser acionada caso o hospital esgote a sua capacidade – já tem as necessárias condições de climatização e se encontra à disposição da Proteção Civil Distrital.

Como sinal positivo, aponta o facto de, na segunda-feira, arrancar a vacinação nos lares do concelho, ficando de fora sete dos 53, “porque ainda têm surtos ativos”.

“Estão três motoristas e carros do município ao serviço da autoridade de saúde. Um dos motoristas é o meu. É uma forma de dar um sinal da urgência”, realçou Almeida Henriques.

A autarquia ativou o plano municipal de emergência e manterá a funcionar todos os serviços essenciais, como água, saneamento e limpeza. Os atendimentos passarão a ser à distância ou por marcação.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
2
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
3
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Viseu
Académico_de_Viseu
polícia psp
GNR-carro
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu