Câmara de Viseu quer reaproveitar água que sai de ETAR

1860

A Câmara de Viseu vai candidatar a fundos comunitários um projeto que visa reaproveitar a água saída de uma estação de tratamento para a indústria, agricultura, prevenção de incêndios, regas e limpezas, anunciou hoje o seu presidente.

“Iremos apresentar esta candidatura até ao final de setembro. Visa aproveitar os 14 mil metros cúbicos de água que saem da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) Viseu Sul”, explicou Almeida Henriques aos jornalistas.

O autarca lembrou que quando, há dois anos, se verificou o problema de seca, a água foi tratada e transportada em camiões cisterna para as indústrias de Nelas e de Mangualde.

“Foi muito baseados na experiência que tivemos há dois anos que avançámos com este projeto. Estamos agora a preparar uma candidatura, que pode chegar a seis milhões de euros”, referiu.

Segundo Almeida Henriques, além de poder ser aproveitada para fornecer a indústria, a água poderá ter outras utilidades.

“A ideia é represar-se água à saída da ETAR Viseu Sul para a agricultura e para fins de prevenção florestal”, avançou.

A água será também bombeada para montante, “criando um espelho de água junto à Quinta da Cruz e reforçando o espelho de água do Rio Pavia em Viseu”, acrescentou.

O objetivo é, de acordo com o autarca, transformar o Rio Pavia num depósito de água que ajudará a cumprir “a missão de, em dois anos, não usar água da rega que não seja de águas pluviais ou de captações autónomas”.

“Este projeto permitir-nos-ia ganhar um reservatório de água na cidade para isso e permitia que a rega de jardins e a limpeza de ruas passasse a ser feita com água reaproveitada”, sublinhou.

 

 

Foto : ABAE