Câmara de Viseu prepara segunda estrutura de apoio ao hospital

A cidade de Viseu terá uma segunda estrutura de apoio ao hospital, que funcionará no pavilhão multiusos, para dar resposta a situações relacionadas com a covid-19, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

“Estamos a definir com o hospital e com a Segurança Social o número de camas, que pretendemos que sejam todas articuladas e que iremos colocar no [pavilhão] multiusos para estarmos precavidos para algum surto que surja nalgum lar ou para a eventualidade de termos de intervir numa lógica sanitária”, explicou aos jornalistas.

Segundo Almeida Henriques, a montagem da segunda unidade de apoio está hoje a ser iniciada e deverá ficar concluída até ao final da próxima semana.

“Da mesma maneira que montámos o hospital de campanha [no pavilhão do Fontelo], temos também prevista no plano de emergência a criação de uma segunda unidade”, por prevenção, justificou.

Almeida Henriques contou que o pavilhão multiusos tem estado ocupado com uma sala de audiências para um julgamento que esteve a decorrer.

“Já está a ser desmontada a sala de audiências e vamos transferi-la para outro local, porque o tribunal continuará a precisar de ter uma sala ampla”, afirmou.

O autarca lembrou que a semana de 13 a 19 de janeiro foi “a pior de sempre”, com 1.004 novos casos no concelho, e que a situação que se vive neste momento “é de catástrofe do ponto de vista dos serviços hospitalares”.

Na segunda-feira, no Fontelo, foi ativado a Estrutura de Apoio de Retaguarda e o Hospital de Campanha, que têm 64 camas.

A Estrutura de Apoio de Retaguarda destina-se a doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2 sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de estruturas residenciais de idosos que não possam cumprir isolamento nestas instalações.

Este espaço é gerido pelo Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), pelo Instituto de Segurança Social, pela Administração Regional de Saúde do Centro e pela Proteção Civil Distrital de Viseu.

O Hospital de Campanha tem condições para receber doentes infetados com Sars-CoV-2 que necessitem de internamento hospitalar, estando a gestão clínica e o tratamento dos doentes sob a responsabilidade das equipas médicas, de enfermagem, técnicas e auxiliares do CHTV.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia