Câmara de Viseu financia requalificação de moinho e de oficina de ferreiro

A Câmara de Viseu vai financiar a requalificação de um moinho em Vildemoinhos e de uma oficina de um ferreiro em Paraduça com o objetivo de evitar o seu desaparecimento, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Segundo Almeida Henriques, na reunião de Câmara de hoje foi dada “luz verde” a 12 projetos de revitalização da cultura tradicional e popular que se candidataram à linha Revitalizar (do programa Viseu Cultura) e que contarão com um apoio municipal de cem mil euros.

Esta linha “está vocacionada para o estímulo a intervenções de revitalização e rejuvenescimento do património etnográfico material e imaterial de Viseu e das tradições de folclore do concelho”, devendo os projetos visados ser executados durante este ano.

O autarca explicou que, entre os projetos aprovados, estão “a requalificação de um moinho tradicional em Vildemoinhos e de uma oficina de um ferreiro tradicional em Paraduça, em risco de desaparecimento”.

Da mesma lista fazem parte “dois projetos educativos relativos ao ciclo artesanal do milho em Fragosela e à broa de Vildemoinhos e um outro relativo ao ensino do folclore da Beira Alta nas escolas”, acrescentou.

O reequipamento do Rancho Folclórico Caçador, a dinamização do Museu Etnográfico de Silgueiros, os cortejos das Cavalhadas de Vildemoinhos e das Cavalhadas de Teivas irão também contar com financiamento municipal.

Almeida Henriques anunciou também que, no âmbito de um despacho do Governo, alinhado com as orientações da Direção-geral de Saúde, a autarquia está a implementar medidas que integram o plano de contingência no âmbito da prevenção e controle de infeção pelo Covid-19.

“O município suspendeu, com efeitos imediatos, o registo de ponto biométrico, tendo optado por outras soluções de registo de ponto”, entre outras medidas, explicou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia