Câmara de Viseu comprou 34 edifícios para criar cerca de 70 fogos nas aldeias

A Câmara de Viseu comprou 34 edifícios, desde o início do ano, que permitirão a criação de cerca de 70 fogos nos centros históricos das aldeias do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

Hoje, na reunião pública do executivo camarário, foi aprovada a aquisição de mais seis imóveis, situados nas freguesias de São Pedro de France (dois), Cavernães, Calde e Abraveses, e na União das Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, salientou o esforço financeiro que está a ser feito para “arranjar casas com dignidade nas aldeias para dar resposta a quem não tem habitação” e, ao mesmo tempo, combater o despovoamento.

No entanto, o autarca avisou que não serão aceites respostas negativas: “Penso que nenhum viseense compreenderia que uma família, que não tem casa, recusasse” ir para uma aldeia.

“Imaginemos que alguém tem ligações familiares ou de proximidade em alguma aldeia, o bom senso diz que se lhe dê prioridade”, explicou aos jornalistas, no final da reunião.

Fernando Ruas considerou que a falta de resposta dos transportes públicos às necessidades das pessoas em termos de horários não poderá ser usada como desculpa para não aceitar a habitação, uma vez que será implementado o transporte flexível a pedido “Ir e Vir”.

“Estou desertinho para que o ‘Ir e Vir’ chegue ao concelho de Viseu. Temos tudo preparado para isso”, garantiu.

O “Ir é Vir” é uma solução desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões que visa garantir a cobertura adequada de transporte público em zonas de menor densidade demográfica.

Segundo Fernando Ruas, os preços dos imóveis adquiridos – que estão em ruínas ou desabitados – variam entre cinco mil e 60 mil euros. No total, até à semana passada, foram negociados imóveis no valor de cerca de 550 mil euros.

“Fizemos o mais difícil, que foi comprá-las (as casas), agora vamos aplicar os dinheiros do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) na reconstrução”, explicou o autarca, acrescentando que “têm de estar prontas até 2026”.

Em fevereiro, o autarca tinha anunciado que a Estratégia Local de Habitação seria aproveitada para levar pessoas para as zonas rurais do concelho, estando previstos perto de 14 milhões de euros para aquisição e reabilitação de imóveis.

Isto porque, no entender do executivo, a Estratégia Local de Habitação não se deve “circunscrever apenas à zona urbana, mas também aproveitar para recuperar algumas casas nos centros históricos das aldeias e depois disponibilizá-las”, justificou na altura.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
imagem-de-um-acidente-automobilistico-envolvendo-dois-carros_613910-7924
pexels-grape-things-2954924
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil