Câmara de Viseu aprova acordo para requalificação da Estrada Nacional 229

A Câmara de Viseu aprovou hoje um acordo de mutação dominial referente à Estrada Nacional (EN) 229, no âmbito da requalificação daquela via entre a capital de distrito e o Sátão, que há muito é reclamada.

A presidente da Câmara de Viseu, Conceição Azevedo, explicou aos jornalistas que “a decisão prevê a transferência de mais de 350 mil euros para intervenção naquele troço da estrada”, entre os quilómetros 69 e 74.

Conceição Azevedo lembrou que, “recentemente, a Infraestruturas de Portugal (IP) confirmou o acordo para execução das obras para a melhoria das acessibilidades ao Parque Empresarial de Mundão, que prevê a construção da EN 229, entre o IP5 e o Parque Industrial do Mundão, e a requalificação da EN 229 entre Viseu e Sátão”.

“Esta decisão chega depois de, em agosto de 2020, os municípios de Viseu e Sátão terem anunciado a comparticipação de 1,4 milhões de euros”, acrescentou.

A autarca frisou que a requalificação da EN 229 “é um desejo antigo de ambos os municípios, que vai beneficiar claramente o dia-a-dia de quem se desloca entre Viseu e Sátão e também todo o trânsito pesado que se efetua nesta área”.

O vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, afirmou aos jornalistas que a requalificação “é uma necessidade premente”.

“Nos últimos três anos e meio, sempre dialogámos com as IP e a própria Câmara de Viseu vai colocar nesta obra 1,15 milhões de euros para que ela possa vir para o terreno”, lembrou.

João Paulo Gouveia deixou o desafio de que esta obra “seja inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência, evitando assim que os municípios de Viseu e Sátão tenham que ter este dispendioso valor de cerca de 1,4 milhões”.

“Não há dúvida nenhuma de que é uma estrada nacional e da responsabilidade do Estado central”, justificou.

Na reunião de hoje, foi ainda aprovada a abertura de concurso público para a instalação do atendimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento no Edifício Pascoal.

“É um investimento de cerca de 540 mil euros e insere-se na estratégia de revitalização do centro histórico”, disse Conceição Azevedo.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu