Câmara de Viseu apoia revitalização da cultura popular com 190 mil euros

1631
  • A Câmara de Viseu celebrou ontem contratos de apoio a 21 projetos de revitalização e desenvolvimento da cultura popular e tradicional, no valor total de 190 mil euros.

    Segundo o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, os apoios dados no âmbito da linha Revitalizar – uma das quatro do programa municipal Viseu Cultura – são financeiros (152 mil euros) e não financeiros (38 mil euros).

    “Esta linha Revitalizar do programa Viseu Cultura restitui a dignidade à cultura popular e ao folclore na política dos apoios municipais. Já não se trata de uma lógica do pequeno subsídio, mas do apoio estruturado e robusto a projetos que visam a revitalização e a valorização da cultura popular e tradicional”, frisou.

    Jorge Sobrado referiu que, entre os 21 projetos, está a recuperação de um lagar de azeite em Torredeita e de um moinho de água em Silgueiros.

    “Será dada continuidade aos apoios às escolas de folclore e aos serviços educativos de folclore”, acrescentou o vereador, destacando também o projeto de um itinerário com o ‘chef’ de cozinha Diogo Rocha “pelas grandes tradições gastronómicas do concelho de Viseu”.

    Tendo também em consideração o ano passado, o contributo do programa municipal Viseu Cultura para a revitalização e fomento do folclore e da cultura tradicional representa um apoio global superior a 370 mil euros distribuídos por 43 projetos

 

 

 

 

 

Lusa