Câmara de Tondela aceita as competências na área da saúde

A Câmara de Tondela aceitou as competências na área da saúde, tendo ficado responsável pela gestão, manutenção e conservação do edificado e do equipamento não médico existentes no centro de saúde da cidade e nas suas cinco extensões.

Em comunicado hoje divulgado, aquela autarquia do distrito de Viseu referiu que o auto de delegação de competências, já assinado, prevê uma transferência financeira anual para o município de 271.528 euros.

Neste âmbito, desde o início deste ano que o município está responsável pela gestão, manutenção e conservação do edificado e do equipamento não médico existentes no Centro de Saúde de Tondela e nas extensões de Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caramulo, Lajeosa do Dão e Molelos.

Transitaram cinco assistentes operacionais da unidade de Tondela para a autarquia, que “passa a participar no planeamento, gestão e na realização de investimentos relativos a novas unidades de saúde, nomeadamente na sua construção, equipamento e manutenção”, acrescentou.

Um dos exemplos é a futura Unidade de Saúde Familiar de Tondela, que irá nascer no edifício do centro de saúde da cidade, um imóvel que, segundo a autarquia, “sofrerá uma profunda remodelação”.

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, disse que o executivo sempre foi favorável à transferência de competências, mas que este processo teria não só de ser acompanhado de “um envelope financeiro robusto”, mas também de abranger os vários os aspetos ligados ao setor.

“Os principais problemas da área da saúde no nosso concelho não se resolvem apenas com a transferência de competências e, por isso, sempre dissemos que falar de saúde é muito mais do que falar de transferência de competências”, justificou.

Segundo a autarca social-democrata, foram colocadas várias questões em cima da mesa, “umas de mais fácil resolução, outras menos, como foi o caso da colocação de novos médicos no concelho” de Tondela.

“Uma das questões colocadas desde início foi o reforço do financiamento comunitário da obra da Unidade de Saúde Familiar de Tondela, que entendemos ser vital para a concretização da obra, matéria que só agora no final do ano 2023 foi garantida”, contou a autarca.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal