A Câmara Municipal de Nelas, no distrito de Viseu, anunciou que implementou no concelho o projeto “eGuard – Teleassistência a Pessoas Vulneráveis”, em parceria com outros organismos, nomeadamente a GNR.
“Um projeto inovador que visa fornecer apoio eletrónico a idosos em situações de vulnerabilidade, tais como dependência, isolamento ou falta de apoio familiar”, referiu o executivo municipal em comunicado de imprensa.
Neste sentido, esclarece, “a autarquia encontra-se a distribuir os dispositivos eletrónicos para monitorizar o dia-a-dia dos idosos identificados” e que “permitem a criação de uma ligação direta e eficaz através de uma plataforma acessível na sala do Comando Territorial da GNR”.
“O objetivo deste projeto é promover a autonomia das pessoas em situação de dependência e tem como finalidade evitar a institucionalização de idosos, permitindo que permaneçam nas suas residências com o apoio necessário”, defende.
Segundo o documento, “esta iniciativa insere-se na área de intervenção social, uma das principais prioridades do executivo” municipal e “reforça o compromisso do Município de Nelas com a melhoria das condições de vida dos seus munícipes”.